A necessidade de alinhamento da comunicação no ambiente de trabalho, especificamente quanto ao atendimento telefônico interno e externo, um dos cartões de visita da instituição, motivou o Centro de Estudos e Aperfeiçoamento (CEA), da Procuradoria Geral do Estado, a promover a realização, em parceria com o Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), da Secretaria da Administração do Estado da Bahia (Saeb), de um Curso de Capacitação de Atendimento ao Público para os seus servidores.

O curso integra o Projeto de Capacitação do Servidor, de caráter permanente e continuado, que está sendo desenvolvido pelo CEA. O projeto, quando finalizado, compreenderá a capacitação nas suas mais diversas formas, considerando a natureza das atividades do serviço público, as exigências dos cargos e ambientes da carreira e a efetiva participação de todos os servidores.

A Coordenação de Recursos Humanos (CRH), a partir da parceria com o SAC/SAEB, sugeriu ao CEA sua imediata realização, atendendo-se, inclusive, ao diagnóstico levantado pelo planejamento estratégico. O curso é resultado de um trabalho elaborado por mais de 12 consultores com vasta experiência nas áreas de atendimento.

Com o interesse da PGE, foram feitos os ajustes necessários para adaptar os módulos à realidade do órgão. Essa capacitação oferecerá aos servidores qualidade e competência técnica na execução de suas atividades de atendimento, potencializando o desempenho individual e coletivo para o desenvolvimento humano, profissional e institucional.

O curso será ministrado em turmas com um número máximo de 35 participantes que serão organizadas pelo CEA com a colaboração da CRH. A frequência ao curso será considerada como cumprimento da jornada de trabalho, garantindo-se como resultado a qualidade do atendimento realizado nas unidades de trabalho da Procuradoria.