Para garantir a segurança dos milhares de fiéis que acompanharão o cortejo da tradicional Lavagem do Bonfim, nesta quinta-feira (12), a Polícia Civil montou um esquema especial, disponibilizando um efetivo de mais 70 policiais, além dos que estarão de plantão nas delegacias dos Barris e do Bonfim. O grupo vai atuar distribuído ao longo do trajeto de oito quilômetros e em três postos policiais instalados ao lado da Igreja da Conceição da Praia e no Largo do Bonfim.

Segundo a delegada Heloísa Brito, diretora do Departamento de Polícia Metropolitana (Depom), delegados, escrivães e investigadores trabalharão em regime de plantão das 8h às 20h da quinta-feira (12) e das 20h do dia 12 às 8h da sexta-feira (13).

Além disso, os efetivos das 1ª e 3ª delegacias territoriais (Barris e Bonfim), cujas áreas de atuação compreendem o circuito da festa, estarão trabalhando normalmente. Quatro carros presídio ficarão à disposição para deslocamento de pessoas que venham a ser detidas e precisem ser levadas às unidades policiais.

Polícia Militar 

A PM contará com um efetivo de 2.334 policiais e bombeiros militares na Lavagem do Bonfim 2012, distribuído em patrulhas e nos 29 Postos Elevados de Observação (PEO) instalados ao longo dos oito quilômetros de percurso. O policiamento será montado, desde o início da manhã, em todo trajeto e nas áreas periféricas, como pontos de ônibus, estações de transbordo e grandes corredores de tráfego.

As unidades especializadas, como o Batalhão de Choque, Esquadrão de Polícia Montada, Grupamento Gêmeos, Esquadrão de Motociclistas Águia, Companhia de Policiamento de Proteção Ambiental (COPPA), Batalhão de Guardas e Rotamo, também reforçam o policiamento. Já os bombeiros vão realizar em toda área da festa, da Conceição da Praia à Colina Sagrada, operações de busca e salvamento em situações de sinistros e calamidades, atendimento pré-hospitalar, prevenção e combate a incêndios, prevenção e intervenção rápida nos casos de controle de pânico, atendimento imediato aos traumas e salvamento aquático.

A PM orienta à população a ter cuidado com o excesso de bebida alcoólica, a usar roupas leves e calçados confortáveis, utilizar identificação nas crianças, não se aproximar dos fogareiros de churrasquinho ou acarajé e não esquecer, ao sair de casa, de verificar se o registro do botijão de gás está fechado.