A Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) prorrogou o prazo para a realização das conferências municipais, que fazem parte da etapa eletiva da 3ª Conferência Estadual de Meio Ambiente. O objetivo é ampliar a participação no debate sobre os desafios impostos à área ambiental. Serão de responsabilidade de cada município e vão acontecer até 15 dias antes da etapa territorial a qual pertence cada cidade. Mais informações pela internet.

A inscrição para a etapa municipal ficará sob responsabilidade de cada um dos municípios. A Sema está colocando à disposição sugestões para realização da etapa municipal, incluindo o modelo do Decreto para Convocação das Conferências Municipais. Caberá também a cada município realizar sua conferência, mobilizando e organizando esta etapa em sua cidade. Poderá ser realizada pelo próprio município, individualmente, ou em conjunto com outros municípios. Uma forma de promover o alinhamento entre as conferências territoriais e estadual.

Escolha dos temas 

A 3ª Conferência Estadual de Meio Ambiente terá como tema Integração das Políticas de Meio Ambiente e Recursos Hídricos. Uma oportunidade de diálogo entre os governos e a sociedade civil. Os temas que serão discutidos foram escolhidos a partir do Plano Estadual de Meio Ambiente (Pema) e das discussões participativas realizadas pelo Governo do Estado nos últimos anos, quando foram colhidas as demandas da sociedade civil.

Inovação 

A Sema também inova ao implantar, nesta edição do evento, a consulta virtual pré-conferência, que ocorrerá até abril de 2012, com o objetivo de ouvir todos os segmentos da sociedade. Para isso, foi criado um hotsite exclusivo, desenvolvido pela secretaria, oferecendo suporte aos interessados. Informações sobre a 3ª Conferência Estadual de Meio Ambiente podem ser obtidas no hotsite da mesma, no site da Sema, pelo e-mail conferencia@sema.ba.gov.br ou ainda pelo telefone (71) 3115-3800.

As cidades-sede das conferências territoriais são Feira de Santana, Santo Antônio de Jesus, Alagoinhas, Amargosa, Itabuna, Eunápolis, Senhor do Bonfim, Juazeiro, Seabra, Irecê, Serrinha, Itaberaba, Bom Jesus da Lapa, Brumado, Paulo Afonso, Jequié, Vitória da Conquista, Barreiras, Santa Maria da Vitória e Salvador.