O Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Bahia (Codes-BA), órgão vinculado à Secretaria de Relações Institucionais (Serin), realizou na segunda-feira (23) reunião preparatória para instalação da Câmara Temática sobre Desenvolvimento Sustentável. Programada para operar a partir de 1º de março, a câmara terá como primeira atribuição discutir a participação da Bahia na Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, em junho deste ano no Rio de Janeiro.

Segundo o coordenador executivo do Codes-BA, Edson Valadares, a Câmara será responsável pela elaboração dos produtos e palestras que a delegação baiana apresentará nos eventos que ocorrerão paralelamente à reunião de chefes de Estado e também pela compilação e sistematização dos resultados e encaminhamentos obtidos durante a Rio+20.

Espaço para debate 

“A conferência será uma oportunidade para o aprofundamento dos debates, mas também para a troca de experiências bem sucedidas realizadas pelos governos e setores produtivos em todo o mundo”, afirmou Valadares. Para a assessora especial da Secretaria do Planejamento do Estado, Fátima Espinheira, eventos como a Rio+20 são importantes pelos períodos pré e pós.

“Antes, teremos as discussões preparatórias, que nos fazem analisar os temas com mais profundidade, e depois temos as convenções e protocolos que orientam o desenvolvimento das políticas públicas”, disse Fátima. Na opinião do conselheiro e professor da Escola Politécnica da Ufba, Asher Kiperstok, a expectativa é que a conferência não se transforme numa espécie de mostra de ações por parte dos governos e seja um espaço real de debates.

“Queremos que a conferência não fique apenas no discurso e se traduza em indicadores, dados tangíveis para nortear a aplicação de políticas públicas e empresariais”, argumentou Arlinda Coelho, gerente de Desenvolvimento Sustentável da Federação das Indústrias da Bahia (Fieb). Ela anunciou que até maio o setor produtivo industrial brasileiro consolidará um documento a ser encaminhado ao Comitê Brasileiro para a Rio+20 com colaborações e propostas.

O coordenador Valadares acrescentou ainda que a proposta é a Câmara realizar reuniões ordinárias durante o ano, reunindo não somente os conselheiros e representantes das secretarias estaduais, como também convidados especialistas e pesquisadores. Segundo ele, ainda este ano, o Codes-BA pretende instalar Câmaras Temáticas sobre assuntos como Turismo, Formação Profissional e Tecnológica, Desenvolvimento Regional e Territorial e Regiões Metropolitanas, além do Observatório da Equidade Social da Bahia, que deve ser composto por uma rede de secretarias estaduais e entidades da sociedade civil, para realização de pesquisas sobre as desigualdades no estado, a fim de subsidiar a elaboração de políticas públicas.