O mutirão para cirurgia de reconstrução mamária em mulheres carentes submetidas à mastectomia (retirada completa da mama), que será realizado nacionalmente de 5 a 9 de março, em Salvador, terá o apoio na Bahia do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde (Sesab). A ação fará parte da programação do Dia Internacional da Mulher.

A presidente das Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA) e primeira-dama do Estado, Fátima Mendonça, foi convidada nesta quinta-feira (26) para ser a madrinha do mutirão. O convite foi feito por Geza Laszlo Urmenyi, presidente da SBCP – Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica – regional Bahia, que está organizando o evento, durante reunião na sede da instituição.

“Não poderia deixar de participar, principalmente em nome dessas mulheres que realmente precisam de apoio e toda assistência”, disse Fátima Mendonça. Para ela, ser madrinha do mutirão “é abraçar a causa e fazer o que for possível, dentro das nossas possibilidades, junto com a Secretaria da Saúde do Estado, que vai acompanhar de perto todo o processo.”

Estiveram presentes na reunião o secretário da Saúde, Jorge Solla, o cirurgião plástico do Hospital das Clínicas, Marcelo Cunha, e o superintendente da Sesab, Andrés Alonso. Solla garantiu todo o apoio necessário para que o mutirão possa alcançar seu objetivo de atender o máximo de mulheres carentes.

As inscrições para o mutirão podem ser feitos pela internet até 31 deste mês. Segundo Geza Urmenyi, “o objetivo do mutirão é permitir às mulheres carentes, que se submeteram ao tratamento de câncer, a reconstrução da mama e, com isso, melhorar a autoimagem.”