Devido à queda no estoque de plaquetas, material importante para o controle de sangramento, a Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) convoca doadores voluntários de sangue e, em especial, de plaquetas, a comparecerem em seu Hemocentro Coordenador, na Ladeira do Hospital Geral do Estado, no bairro de Brotas, em Salvador, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h30, e sábado, das 7h30 às 12h30.

Segundo informação da Hemoba, o doador de plaquetas deve preencher os mesmos requisitos exigidos para o doador de sangue total, além de ter realizado pelo menos uma doação de sangue convencional nos últimos meses.

A forma de doação de plaquetas, um dos componentes do sangue, ocorre por aférese, processo que permite a separação e a coleta específica e é muito parecido com a de doação de sangue total. Uma parte fica retida em uma bolsa e, com o auxílio de um equipamento especial, os demais componentes do sangue são devolvidos à circulação. Todo o processo dura cerca de 60 minutos e em 48 horas o organismo repõe as plaquetas doadas.

Doação de plaquetas

O sangue é composto por glóbulos vermelhos, brancos, plasma e plaquetas. Muitas pessoas não sabem, mas é possível realizar a doação de somente um dos componentes. O processo que permite a separação e a coleta específica chama-se aférese.