A Unidade de Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192), inaugurada nesta sexta-feira (27), no município de Santo Amaro da Purificação, no Recôncavo baiano, vai beneficiar mais de 69 mil habitantes do próprio município e de Saubara. O ato de inauguração contou com a presença do governador Jaques Wagner, do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e do secretário da Saúde do Estado da Bahia, Jorge Solla, e outras autoridades. Durante a visita, o governador também entregou aos moradores da região, obras de pavimentação de trechos da BA-084 e BR-420.

De acordo com a coordenadora do serviço móvel de urgência no município, Keline Reis, duas ambulâncias farão atendimentos de primeiros socorros aos moradores. “Aqui na unidade trabalharão 20 funcionários, dez condutores e dez técnicos de enfermagem”, informou.

Salvar Vidas

Segundo Keline, no primeiro momento o paciente é estabilizado e em seguida será encaminhado para uma unidade de saúde mais próxima, no caso, a Santa Casa da Misericórdia, em Santa Amaro, e, se necessário, o Hospital Geral do município de São Francisco do Conde.

As ambulâncias contam com desfibrilador, equipamentos de primeiros socorros, talas e prancha. “Muito importante este posto do Samu, afinal é o primeiro atendimento e pode salvar vidas”, destacou a técnica de enfermagem Luíza Portela, 39. O motorista Galdino Silva Filho, 42, também ressaltou a importância do serviço. “É tudo o que nós precisávamos e com o trabalho sério que será desenvolvido por estes profissionais, com certeza, toda a cidade de Santo Amaro vai ganhar com isso”, afirmou. O município de Santo Amaro deverá receber custeio estadual mensal no valor de R$ 15 mil, referente às duas unidades de suporte básico.

“Com esta inauguração finalizamos todo o processo de implantação na região metropolitana e no Recôncavo, que agora estão cobertos com o Samu (192)”, enfatizou o secretário da Saúde do Estado, Jorge Solla. Na oportunidade, Solla acrescentou que o equipamento vai se integrar ao Samu metropolitano de Salvador, que funciona na capital.

Para o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, o tratamento do paciente começa com este serviço. “O Samu possibilita ter este primeiro atendimento, em seguida ele será encaminhado para o hospital. É um orgulho saber que mais de três milhões de baianos já têm atendimento de urgência”, disse o ministro.

Estrada

Durante a visita do governador Jaques Wagner e comitiva a Santo Amaro, foram entregues também aos moradores do Recôncavo baiano cerca de quatro quilômetros de rodovias totalmente pavimentados e sinalizados. O trecho recuperado liga a BA-084 e BR-420 a Santo Amaro e vai beneficiar mais de 445 mil pessoas de vários municípios da região, a exemplo de Santo Amaro, Cachoeira, Saubara, São Francisco do Conde, Conceição do Jacuípe, Feira de Santana e Amélia Rodrigues. A obra teve um investimento de mais de R$ 1,8 milhão.

“Estou muito feliz em inaugurar estas obras, que vão beneficiar principalmente os moradores do Recôncavo baiano”, afirmou o governador Jaques Wagner. Segundo ele, o posto do Samu é um dos mais bem estruturados do estado e vai atender aqueles que precisam de serviços médicos importantes como o atendimento de urgência.

Publicada às 17h30
Atualizada às 20h30