O portal da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), de acordo com o Google Analytics, ferramenta que fornece as estatísticas dos acessos, obteve, no ano de 2011, mais de três milhões de acessos por um número superior a um milhão de visitantes. O portal ainda registrou uma redução de 30% na taxa de rejeição dos usuários e ampliou em quase 40% o número de novos visitantes. Isso significa mais pessoas informadas sobre as ações realizadas na saúde da Bahia.

Dos usuários, 60% retornam diariamente ao site, permanecendo, em média, até quatro minutos conectados. "Em se tratando de um site governamental, esse tempo médio de permanência do usuário em nosso portal é bastante significativo", disse Edgar Calasans, coordenador do núcleo web da Assessoria de Comunicação da Sesab.

Lançado em 15 de junho de 2009, o Portal Sesab está dividido em quatro níveis temáticos, contemplando as seguintes áreas de interesses: Cidadão Usuário, Sesab, Profissional e Gestor e Prestador de Serviço. Além disso, o canal possui um visual moderno, dinâmico, organizado, disponibilizando áudios, vídeos, fotos, possibilidade de transmissão de eventos em tempo real e um espaço de manifestação para o cidadão.

A plataforma Joomla, utilizada para construção do Portal Sesab, obedece às determinações da W3C (World Wide Web Consortium), órgão que regulamenta os padrões de desenvolvimento de Web Sites, e está em consonância com as diretrizes dos governos federal e estadual em privilegiar a utilização de softwares livres – sistema de código aberto que pode ser usado, copiado, estudado e redistribuído sem restrições.

Rede Sesab 

Trinta unidades da Sesab, que prestam atendimento à população, também já contam com suas páginas para se comunicar com o público. Os sites foram construídos com a participação dos profissionais das unidades, contemplando as necessidades específicas de cada instituição. Esta é a conclusão da primeira etapa do projeto para a implantação de sites em toda a Rede Sesab. "Conseguimos fechar esta primeira etapa com 41 profissionais capacitados para gerenciar conteúdo em Plataforma Joomla. Esse processo colaborativo garante a velocidade da informação e a atualização constante dos sites", explicou a administradora de conteúdo, Priscila França.

Agora, a população dispõe de informações atualizadas sobre o perfil das instituições, principais serviços ofertados, escalas médicas, horários de visitação, materiais educativos, formulários, interação da secretaria nas redes sociais, entre outros. É mais transparência para o usuário e economia de tempo e recursos para o cidadão. Em todos os sites, o cidadão poderá se comunicar com a direção da unidade através do fale conosco, ou acessar a Ouvidoria do Sistema Único de Saúde para se manifestar. A relação dos sites das unidades está disponível no site da Sesab.