Com aproximadamente 2.800 consultas, 13 mil exames e 2.060 cirurgias de catarata em pessoas acima de 60 anos ou portadoras de catarata congênita ou traumática, foi encerrada nesta sexta-feira (13), na cidade de Uibaí, na região de Irecê, mais uma etapa da Estratégia Saúde em Movimento-Oftalmologia, realizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde (Sesab).

Os serviços ambulatoriais foram oferecidos na Unidade de Saúde da Família, no centro de Uibaí, que foi preparado para a realização de triagem e consultas, e no Hospital Municipal, onde foram realizadas as cirurgias de catarata. A ação foi ocorreu entre os dias 5 e 13 deste mês e beneficiou moradores de 19 municípios da microrregião de Uibaí.

Entre as mais de duas mil pessoas que voltaram a enxergar após o procedimento, a senhora Virgínia Ferreira dos Santos, de 69 anos, não escondia a felicidade por ter recuperado a visão. “Eu já não conseguia ver direito as pessoas e dependia muito dos outros. Mesmo tendo feito a cirurgia esta semana já sinto a diferença e vou realizar meu sonho de voltar a ler e escrever”.

Sem demora
Após realizar os exames que confirmavam a catarata e testes como o de glicemia, o paciente marcava a cirurgia, que poderia ocorrer no mesmo dia ou no dia seguinte. O lavrador Edson Mendes Pereira operou o olho direito e disse que foi atendido sem demora. “Foi muito rápido. Um dia fui atendido, fiz exame, e no outro dia fiz a cirurgia. Hoje já voltei pra revisão, os médicos aqui são muito bons” afirmou.

De acordo com a coordenadora médica do programa, Fabíola Mansur, o trabalho superou todas as expectativas. “Fizemos mais 18.600 procedimentos oftalmológicos e ultrapassamos o previsto em cirurgias de catarata. O resultado nos deixa muito felizes e daqui a um mês vamos voltar para fazer todo o acompanhamento pós operatórios” disse.

Melhor programa
Acompanhado do secretário estadual da Saúde, Jorge Solla, o governador Jaques Wagner visitou nesta sexta-feira (13) as instalações do Hospital Municipal e acompanhou perto os procedimentos. Ele informou que já chega a 60 mil o número de pessoas que fizeram a cirurgia de catarata em todo o estado, por intermédio do programa.

“ Fico super feliz com este resultado. Somente nesta região fizemos mais de duas mil cirurgias. De todas as etapas, esta é uma das maiores”, disse Wagner. Para ele, o Saúde em Movimento-Oftalmologia é um dos melhores programas, principalmente por ser um procedimento simples, gratuito e eficiente, que faz as pessoas que estavam sem enxergar há 20 anos, a voltar a ver.

Segundo o secretário Jorge Solla, “o Saúde em Movimento, teve início em 2009, com objetivo de levar ações de saúde às diversas regiões do interior do estado. “Já atendemos 300 mil pessoas e a partir do mês de março vamos levar o atendimento para mais municípios do interior baiano,” afirmou o secretario.

Deslocamento
O programa Saúde em Movimento foi iniciado em outubro de 2009, pelo Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), e tem como objetivo levar ações de saúde às diversas regiões do interior baiano, contemplando pessoas necessitadas desse tipo de atendimento. A ação tem como diferencial promover o deslocamento de profissionais e equipamentos até as localidades onde existem vazios assistenciais ou onde a oferta é menor que a demanda. Dentro do programa Saúde em Movimento também é oferecido atendimento também na área oncologia, com rastreamento de câncer de mama, que já vem sendo executado há dois anos na Bahia.

Publicada às 12h10
Atualizada às 18h10