A secretária estadual de Políticas para as Mulheres, Vera Lúcia Barbosa, comentou quinta-feira (19) o ato da presidente Dilma Rousseff que sancionou as leis que regulamentam as profissões de cabeleireiro (a), esteticista, manicure, pedicure, depilador (a) e maquiador (a), ocupações majoritariamente compostas por mulheres.

“Com essas leis, os profissionais da estética terão melhores condições de trabalho e renda, além da própria visibilidade na sociedade. Afinal, eram profissões vistas como subemprego. Sairão da informalidade e ganharão mais autonomia”, disse a secretária.

Segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o mercado de estética no Brasil vem crescendo rapidamente. Dados mostram que 51% dos consumidores desse ramo desejam manter seus gastos e seu comportamento de consumo com relação ao setor de beleza e estética.

Para Vera Lúcia, isso indica a importância e o valor que dão à manutenção de uma boa apresentação e imagem, “além de revelar que são a favor da profissionalização da categoria das trabalhadoras da área”.