Cerca de 4.500 habitantes de Monte Pascoal, distrito do município de Itabela, no extremo sul do estado, estão há cerca de seis meses recebendo água tratada e canalizada pela Embasa e avaliam positivamente a prestação do serviço. Antes da empresa atuar na localidade, o sistema de abastecimento de água local era operado pela Prefeitura e não produzia volume suficiente para atender à população. Além disso, a água que era distribuída não atendia aos parâmetros de qualidade determinados para consumo humano.

Antes de iniciar o atendimento em Monte Pascoal, a Embasa investiu R$ 600 mil em melhorias na captação de água bruta, no rio Caraíva, na construção de uma casa de química na estação de tratamento de água, e na hidrometração das ligações domiciliares para contabilizar o consumo nos imóveis atendidos pela empresa.

“Sou nascido e criado aqui e só passei a ter água na torneira da minha casa no dia em que a Embasa tomou a frente do serviço”, declara Gilberto Batista. Já o morador Otoniel da Silva Menezes lembra de quando a oferta de água era irregular. “Olha, a situação aqui era a seguinte: faltava água até três semanas, quando vinha era ruim, com mau cheiro. Agora está tudo normal, a gente tá com água à vontade, limpinha, dá pra beber tranquilamente”, conta.