Nesta segunda-feira (6), mais 100 jovens do programa estadual de aprendizagem Mais Futuro participam de aula inaugural. A cerimônia será realizada no Salão Azul da Fundação Luis Eduardo Magalhães (Flem), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), a partir das 9h. Os novos aprendizes selecionados irão desempenhar suas atividades no Hospital Geral Roberto Santos. O contrato de aprendizagem, com vigência de dois anos, tem remuneração baseada no salário mínimo-hora, vale transporte, auxílio lanche e plano de saúde (opcional).

O Programa instituído pela Secretaria da Administração (Saeb), em parceria com as Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA), tem o objetivo de inserir jovens oriundos de escola pública e em condição de vulnerabilidade social no mercado de trabalho, por meio de formação técnico-profissional, garantindo a oportunidade do primeiro emprego.

“Esta seleção, seguiu um caráter especial. Estamos convocando apenas jovens maiores de 18 anos, uma vez que estes atuarão em ambiente hospitalar, com garantia de adicional de insalubridade acrescidos a sua remuneração”, explica Laura Protásio, diretora em exercício de Valorização e Desenvolvimento de Pessoas.

A partir da próxima sexta-feira (10), os aprendizes iniciam treinamento teórico dividido em módulos. Parte da capacitação teórica é feita nas Voluntárias Sociais e o aprendizado específico diretamente nas unidades de atuação dos jovens, com monitoramento permanente.

Após dois anos de experiência, o currículo dos jovens é inserido no banco de dados do Sistema de Intermediação para o Trabalho (Sinebahia). As diretrizes do Programa são estabelecidas pelo Decreto Estadual nº 11.139/2008, que regulamenta a contratação de jovens conforme as determinações da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Programa 

Desde 2008, o Mais Futuro já soma 1.173 aprendizes contratados, incluindo os decorrentes da parceria com o Tribunal de Justiça da Bahia. A perspectiva é que mais jovens sejam contratos por outras onze unidades da Administração Pública Estadual, que estão em vias de publicação de seus convênios. Os candidatos habilitados no Banco de Aprendizes deverão acompanhar as convocações pelo site das Voluntárias Sociais e no Portal do Servidor.