No Carnaval carioca deste ano, dentro do Grupo Especial das Escolas de Samba do Rio de Janeiro, a Portela homenageia as festas populares da Bahia e dedica uma ala ao Carnaval de Maragojipe. O desfile acontece no domingo (19), às 22h, no Sambódromo da cidade.

Tombada como Patrimônio Cultural Imaterial da Bahia em 2009, a festa maragojipana é considera excepcional por apresentar, em influências ibéricas e afro-indígenas, a cultura de máscaras, caretas, fantasias, marchinhas, charangas e orquestras, com força e singularidades mantidas pelo seu povo.

As manifestações, que mantêm as peculiaridades deste Carnaval, são apoiadas pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult), por meio do programa Outros Carnavais, que investe, este ano, R$ 270 mil no evento.

A homenagem da Portela foi acolhida pela Secult que, por intermédio do Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI), trabalha na ação de intercâmbio, levando representantes e grupos culturais do Carnaval de Maragojipe para o desfile.

No início deste mês, uma comitiva da Bahia e do município, tendo o Governo do Estado representado pelo secretário de Cultura de Bahia, Albino Rubim, participou da inauguração da nova quadra da Portela, quando os Mascarados Tradicionais e a Orquestra Popular de Maragojipe foram estrelas do evento.

Vídeo

A temporada prévia no Rio de Janeiro foi registrada pela TVE Bahia, gerando um vídeo de aproximadamente sete minutos, já exibido em praça pública de Maragojipe, no domingo (13), quando os festejos carnavalescos do município foram antecipados, com o Grito do Carnaval, quando ocorreu a coroação do Rei Momo, rainha e princesas, o V Festival de Marchinhas de Maragojipe e show de Armandinho, Dodô & Osmar, com transmissão a vivo.

Além do Outros Carnavais, a Secult realiza no Carnaval de Salvador os programas Carnaval Ouro Negro, que apoia 127 entidades de matrizes africana e indígena, o Carnaval Pipoca, promovendo 20 desfiles de trios independentes, diversificando e qualificando os shows apresentados nos circuitos, e o Carnaval do Pelourinho, com 53 bandas e artistas se apresentando nos espaços do bairro, além de uma programação temática a cada dia, homenageando os traços e ritmos da cultura baiana.

O Carnaval do Pelourinho, inclusive, também recebe grupos culturais de Maragojipe, entre orquestras, charangas e blocos de mascarados, que ocupam as praças mostrando suas tradições.