O Carnaval deste ano no Pelourinho, em Salvador, contará com decoração em suas ruas, palcos, praças e largos que, seguindo o tema da festa, fará uma homenagem ao escritor Jorge Amado e seu primeiro romance, ‘O País do Carnaval’. Mais antigo Centro Histórico do Brasil, o Pelourinho também já é tradicionalmente conhecido por sua importante participação no Carnaval de Salvador, a maior festa de rua do planeta.

A iniciativa faz parte da programação do ‘Carnaval do Pelourinho’, que é realizado pelo governo baiano, por meio da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult) e do Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI). Criação do artista plástico Euro Pires, a decoração terá cerca de 200 peças entre portais, peças de solo e aéreas, além de ornamentação de palcos, largos e praças.

Segundo o artista, o projeto decorativo foi concebido e elaborado procurando mostrar o lirismo criativo dos habitantes do país do carnaval através de personagens como mascarados, pierrôs e travestidos. “Além de uma homenagem a Jorge Amado, essa decoração vem para homenagear também aqueles importantes personagens que fazem o Carnaval, que são os foliões”.

Alegria do povo 

“Buscaremos também traduzir essa alegria do povo baiano, principalmente durante o Carnaval, em cores e formas”, conta Euro Pires. Cordoalhas com penduricalhos cobrindo as ruas, tótens e bonecões também farão parte da decoração, que já pode ser vista nos espaços do Centro Histórico de Salvador. Os largos batizados com nomes de personagens de Jorge Amado também ganharão ornamentação.

Algumas peças de solo constam de imagens que trarão a impressão de terem saído do romance ‘O País do Carnaval’. Este ano, a decoração não prevê tapumes para encobrir a fachada da Casa Jorge Amado, localizada no Largo do Pelourinho. Serão realizados diariamente grandes shows temáticos no palco principal, montado em frente à Casa.