Tudo pronto para o Carnaval de Salvador, que terá monitoramento eletrônico 24 horas por dia. Serão 115 câmeras, entre móveis e fixas, colocadas em pontos estratégicos dos três circuitos – Dodô (Barra-Ondina), Osmar (Campo Grande) e Batatinha (Pelourinho) -, para ajudar a polícia na identificação de criminosos e mapeamento de áreas críticas, reforçando a segurança dos foliões. O trabalho será realizado por meio do Centro de Integrado de Informações do Carnaval, composto por 24 órgãos.

O turista de Curitiba, Marlon Basso, 24, se sente mais seguro. “Eu confio na Polícia Militar. Afinal, em anos anteriores vimos o bom desempenho deles. Este ano, não tem porque ser diferente”.

O centro permitirá a localização das equipes, viaturas e trios, via Sistema de Posicionamento Global (GPS), possibilitando que o deslocamento da polícia seja feito com maior agilidade, o que deixa a baiana de acarajé, Tânia Nery, ainda mais tranquila. “Nós já vemos os policiais nas ruas e no Carnaval não será diferente. Com este sistema, então, vai ter mais tranquilidade para nós e para os foliões”.

Segundo o Superintendente de Inteligência, Magno de Almeida Medeiros, o centro também estabelece fluxo contínuo de informações entre os órgãos das esferas municipal, estadual e federal. O conhecimento produzido pela análise e geoprocessamento dos dados recebidos resultará em um relatório que auxiliará os órgãos no direcionamento das decisões para os dias de folia.

“Polícia Federal, Detran, Secretaria Municipal de Serviços Públicos, Secretaria da Saúde do Estado, Juizado de Menores, entre outros órgãos, estarão representados no centro a partir das 18h desta quinta-feira (16), até Quarta-feira de Cinzas, para proporcionar dinamismo das demandas que surgirem, a fim de que sejam imediatamente sanadas, a exemplo de desobstrução de vias, restabelecimento de energia elétrica ou acidentes”, afirmou Magno.

Fibra ótica

De acordo com o secretário da Segurança, Maurício Barbosa, a transmissão dos dados, imagens e informações será feita de maneira rápida, segura e com qualidade, por meio de 27 quilômetros de fibra ótica instalados nos circuitos. “Temos 115 câmeras, e em caso de necessidade deslocaremos a viatura mais próxima para o local. Além disso, as patrulhas utilizarão ainda 470 telefones celulares no modelo smartphone, com acesso a banco de dados criminais e consultas de antecedentes, mandados e restrição a veículos, utilizando a tecnologia em favor da segurança”.