O Programa Guias e Monitores do Carnaval bateu, até esta segunda-feira (20), a marca de 50 mil atendimentos prestados durante os festejos. Iniciativa da Secretaria do Turismo do Estado, a operação envolve 600 profissionais atuando como guias, monitores, supervisores, coordenadores e operadores de call center. O atendimento está sendo feito em seis idiomas e também inclui a Língua Brasileira de Sinais (Libras). Dos 50 mil atendimenos já registrados, 52% foram prestados a turistas brasileiros e de outras nacionalidades.

Do total de solicitações, 48% diziam respeito à programação do Carnaval. As demais se referiam à localização, transporte, endereços, hotéis, táxis e outros serviços. Os idiomas mais usados pelos Guias e Monitores foram o português (88%), inglês (4,8%) e espanhol (4%).

Pontos estratégicos 

Os Guias e Monitores estão distribuídos em mais de 20 pontos estratégicos de Salvador, desde os circuitos oficiais do Carnaval até os pontos de embarque e desembarque de turistas, como aeroporto, rodoviária e ferry boat, e hotéis localizados dentro e fora dos circuitos. O programa, que completa cinco anos neste Carnaval, está sendo aprimorado para o receptivo dos turistas nos megaeventos esportivos como a Copa do Mundo de 2014, da qual Salvador é uma das cidades-sede.

Sistema Android 

Uma das inovações desse ano é o uso da tecnologia na contagem de dados. A equipe do Projeto Guias e Monitores está usando smartphones plataforma Android 2.2, com sistema 3G, dotados de um software que armazena e processa as informações transmitidas por seus operadores. A cada atendimento, eles respondem a cinco perguntas da pesquisa: sexo, idade, idioma, procedência e a informação solicitada.

A Secretaria do Turismo do Estado já contabiliza 82 mil acessos aos seus sites e redes sociais durante o Carnaval. Todo o conteúdo da cobertura dos circuitos oficiais da folia em Salvador e das festas no interior está disponível na internet e pode ser acessado pelos internautas. As informações e fotos também podem ser utilizadas por jornalistas.

Para acessar as imagens dos circuitos Osmar (Campo Grande), Dodô (Barra/Ondina) e Batatinha (Pelourinho), em Salvador, além das cidades do interior, basta clicar no Flickr e fazer o download da imagem desejada e publicá-la, desde que veicule o crédito do repórter fotográfico.

As informações em tempo real da folia baiana estarão disponíveis no site do Carnaval, que também transmite flashes ao vivo da festa momesca por meio de link com a TVE. Para acessar o conteúdo em inglês, basta clicar na bandeira alusiva ao idioma presente no site.

No canal da Setur no Youtube, o internauta pode assistir e compartilhar, em outros sites e também nas redes sociais, os vídeos produzidos diariamente. Para acompanhar a maior festa popular do planeta nas redes sociais basta acessar os perfis no Facebook e Twitter.