A tradicional Lavagem Cultural, promovida pelos funcionários da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), unidade da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult), antecipa, nesta quarta-feira (15), a partir das 15h, a abertura dos festejos carnavalescos na capital baiana. O evento acontece pela 22ª vez e, assim como o Carnaval de 2012, também homenageará escritor baiano Jorge Amado, que completaria 100 anos no dia 10 de agosto deste ano.

A programação terá início em frente ao Palácio Rio Branco, na parte alta do Elevador Lacerda, de onde sairá o cortejo que percorrerá as ruas Chile e da Ajuda, Praça da Sé e Terreiro de Jesus, até o Largo Pedro Archanjo, no Pelourinho, no Centro Histórico de Salvador.

Integração 

Durante o percurso, os foliões serão animados pela Banda de Sopro e Percussão do maestro Reginaldo de Xangô e pelo Grupo Folclórico Bahia Axé, representado por 20 baianas tipicamente trajadas, com água de cheiro, que darão toque bem colorido e perfumado aos festejos. No Largo Pedro Archanjo haverá a coroação da rainha e do rei da folia, Nadjane Souza e Lazinho, vocalistas do Olodum, seguindo a animação com show da cantora Mirela Bastos e Banda Menina Baiana.

A Lavagem Cultural é um momento de integração e confraternização tanto para os funcionários da Funceb e Secult, que lidam o ano inteiro com eventos culturais da Bahia, quanto para baianos e turistas que queiram curtir e dançar ao som do axé e demais ritmos carnavalescos.

Histórico

A primeira Lavagem Cultural da Fundação Cultural do Estado da Bahia aconteceu em 1989, quando a instituição, hoje localizada no Pelourinho, ainda funcionava na Biblioteca Pública, no bairro dos Barris. Desde então, o evento prosseguiu apoiado pela comunidade, funcionários, familiares, convidados e também por celebridades como Ivete Sangalo, Regina Dourado, Daniela Mercury, Gilmelândia, Carlinhos Brown, Armandinho, Elba Ramalho, Preta Gil, Lícia Fabio e Tatau.

No ano passado, os reis da folia foram os cantores Denny, da Timbalada, e Aline Rosa, da Banda Cheiro de Amor. O evento já faz parte do calendário da Saltur e da Bahiatursa e reúne carros alegóricos, afoxés, funcionários, turistas e a população em geral.