A taxa de ocupação dos hotéis localizados nos circuitos Osmar (Campo Grande) e Dodô (Barra) alcançou 94%, segundo boletim divulgado neste domingo (19) pela Secretaria do Turismo do Estado da Bahia (Setur), com base em informações do Sindicato dos Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares (SHRBS). De quinta-feira (16) até hoje houve aumento de 13% no índice.

O secretário do Turismo, Domingos Leonelli, ressalta que os visitantes dispõem de receptivo especial inserido na operação Guias e Monitores do Carnaval, o qual inclui atendimento pessoal, telefônico e via web. “Nos três primeiros dias de folia, aproximadamente 30 mil pessoas foram atendidas. Destas, 80% eram brasileiras e 20% estrangeiras”.

Do total de 29.407 atendimentos registrados entre quinta e sábado (18), ainda de acordo com a Setur, 13.612 foram feitos somente no sábado. No mesmo período, o número de acessos ao site (www.carnaval.bahia.com.br/) totalizou 32.671, enquanto o call center – Disque Bahia Turismo – fez 1.809 atendimentos.

Entre as pessoas que solicitaram informações aos guias e monitores, 54% são homens. A maior parte dos atendimentos foi feita em português (86%), seguida de inglês (6%) e espanhol (4%). Quase a metade dos foliões atendidos (49%) queria saber sobre a programação da festa.

Porto de Salvador

A previsão da Setur é que, em todo o período da folia, o número de turistas na cidade seja de aproximadamente 500 mil pessoas. Além das pessoas que desembarcam no aeroporto e na rodoviária, muita gente chega de navio.

O número de visitantes, que desembarca em 12 cruzeiros marítimos, deve totalizar 26 mil entre a última quinta-feira (16) e a Quarta-feira de Cinzas (22). Somente no último dia da festa baiana, terça-feira (21), 18.190 pessoas estarão desembarcando no Porto de Salvador.