A decoração que está nas ruas, palcos, praças e largos do Centro Histórico de Salvador e faz uma homenagem ao escritor Jorge Amado e seu primeiro romance ‘O País do Carnaval’, recebe os últimos retoques. Daniela Barros, 30 anos, em visita à capital baiana pela terceira vez nessa época do ano, disse não ter dúvidas sobre a beleza – “sem dúvida, é a mais bonita”.

São cerca de 200 peças entre portais, solo e aéreas, além de decoração nos palcos dos largos e praças. A turista do Rio Grande do Sul, Silvia Cardozo, aprovou. “Muito bonita, com cores vibrantes. Nos dá a sensação de alegria e relembra antigos carnavais, mostrando uma bela tradição. Além disso, faz homenagem a uma pessoa tão importante para o país”.

A decoração, segundo seu criador, o artista Euro Pires, foi elaborada procurando mostrar a alegria do povo baiano, principalmente durante a festa, em cores e formas, retratando o lirismo criativo dos habitantes do país do Carnaval, por meio de personagens como mascarados, pierrots e travestidos. “Além de Jorge Amado, essa decoração vem para homenagear também aqueles importantes personagens, que são os foliões. Fizemos peças tridimensionais, numa mistura entre os antigos e os novos carnavais”.

Cordoalhas com penduricalhos cobrindo as ruas, tótens e bonecões também fazem parte da decoração, que vai poder ser vista em sua completude a partir desta quarta-feira (15) nos espaços do Centro Histórico. A iniciativa faz parte da programação do Carnaval do Pelourinho, promovido pelo Governo Bahia, por intermédio da Secretaria de Cultura (Secult) e do Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI).

Programação Temática 

De acordo com o chefe de gabinete da Secult, Rômulo Cravo, no palco principal da folia, instalado no Largo do Pelourinho, em frente à Fundação Casa de Jorge Amado, haverá homenagens e resgates culturais, com noites temáticas, a partir das 20h, destacando a guitarra baiana, o samba, o samba-reggae, o forró, as orquestras e a percussão. “É uma programação diversificada. No show de abertura [na quinta-feira (16)] faremos uma homenagem à guitarra baiana. Também vamos homenagear Luis Gonzaga, na noite do forró”. Os shows vão até a terça-feira (21).

Também diariamente, a partir das 16h, o Carnaval do Pelourinho contará com desfile de bandas itinerantes, performances de blocos alternativos, shows nos Largos Quincas Berro d’Água, Pedro Archanjo e Tereza Batista. Serão mais de 100 apresentações, totalizando 200 horas de música. A programação completa está no site da Secult.