O Carnaval do Pelourinho, no Centro Histórico de Salvador, terá, este ano, uma programação diversificada com atrações inéditas em noites temáticas – sempre a partir das 20h -, em homenagem à guitarra baiana, ao samba, samba-reggae, forró, orquestras e percussão, e também ao centenário do escritor Jorge Amado, um dos grandes responsáveis por projetar a Bahia no mundo.

O objetivo da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult) e do Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI), órgãos estaduais responsáveis pela programação da folia no local, é apresentar, no palco principal da festa, no Largo do Pelourinho, uma agenda diária que reflita a magia dos vários carnavais baianos.

O show de abertura, na noite de quinta-feira (16), brindará o público com uma homenagem à guitarra baiana, que este ano completa 70 anos e terá a participação de Armandinho, que se apresentará ao lado de vários outros músicos, entre eles Haroldo Macedo, Morotó Slim, Roberto Barreto, Fred Menendez e Júlio Caldas.

“Sou ligado ao Carnaval desde os dez anos. Tenho história com o Carnaval da Bahia”, afirma Armandinho. Ele diz que é uma honra ser um dos convidados para a abertura da festa no Centro Histórico da capital baiana. “O Pelô guarda as tradições do nosso Carnaval, as alegorias, a cultura afro. Fiquei muito feliz com o convite”.

Cultura do batuque

A segunda noite da programação, na sexta-feira (17), homenageará a música percussiva, com a apresentação da velha e jovem guardas da percussão baiana, fazendo a festa do resgate e valorização da cultura do batuque, o início de tudo. De acordo com a diretora do CCPI, Arany Santana, esta é uma oportunidade única para proporcionar um diálogo entre as gerações.

“É desejo da Secult promover a aproximação desses artistas, que fizeram e fazem parte da construção da música baiana, com os jovens músicos da atualidade. O propósito é promover o diálogo cultural com a velha guarda”, explica. Mestre Cacau do Pandeiro, Madureira da Cuíca, Francisco do Garcia, Valdir Lascada, Mestre Jackson e Jaime Baraúna dividirão o palco com os mais jovens em uma noite de celebração e reconhecimento.

No sábado (18), destacados maestros de orquestras baianas farão uma retrospectiva musical pautada na diversidade, que promete remeter aos tempos áureos dos antigos carnavais. Os maestros Letieres Leite, Fred Dantas e Reginaldo de Xangô estarão se congratulando em plena folia carnavalesca. “Essa é uma ideia sensacional. Esse intercâmbio musical é enriquecedor para todos, sobretudo para nós músicos.”, comemora Letieres.

Alegria de Riachão

O sambista baiano Riachão será o homenageado do domingo de Carnaval (19) com apresentação das cantoras Claudete Macedo, Clécia Queiróz e Juliana Queiroz. A idéia da Secult é apresentar no palco a vitalidade e alegria do homenageado, de 90 anos de idade e 70 dedicados ao samba. “Fico muito emocionado com essa homenagem. É muito bom ser reconhecido”, diz Riachão, que, inclusive, participará da noite em sua homenagem. Além das canções dele, músicas do repertório das três cantoras serão também incluídas no show.

Samba-reggae e forró

As noites temáticas contarão ainda com uma homenagem ao ritmo baiano samba-reggae, em um show intitulado de “Os Pastores da Noite”, nome tirado de um romance homônimo escrito por Jorge Amado, ambientado nas áreas pobres de Salvador. Os cantores Lazzo e Aloísio Menezes representarão os três pastores e a cantora Will Carvalho a personagem Marialva. A festa ocorre na segunda-feira, 20 de fevereiro.

O último dia do Carnaval, terça-feira (21), terá o tema ‘Amado Gonzaga’ e fará homenagem ao centenário de Luiz Gonzaga e Jorge Amado, que fariam 100 anos em 2012 e serão lembrados com a noite do Forró. A apresentação contará com as performances de Gereba, Bule-Bule, Cicinho de Assis e Márcia Short, que prometem não deixar ninguém parado, em uma mistura de sonoridade única.

Além dos shows temáticos, diariamente, a partir das 16h, o Carnaval do Pelourinho contará com, desfiles de bandas itinerantes pelas ruas e praças do Pelô, performances de blocos alternativos, shows nos largos Quincas Berro d’Água, Pedro Archanjo e Tereza Batista e baile infantil na Praça das Artes (em parceria com a Prefeitura Municipal de Salvador). A programação completa do carnaval do Pelourinho 2012 está disponível no site da Secult.

Programação gratuita no Largo do Pelourinho

Quinta-feira (16), às 20h – Guitarra Baiana