Turistas de todo o Brasil e de vários lugares do mundo já estão chegando a Salvador para curtir o Carnaval. A expectativa é que a capital baiana receba cerca de 500 mil visitantes. A colombiana Luisa Rios, 30 anos, desembarcou nesta sexta-feira (10) pela primeira vez no Aeroporto Luís Eduardo Magalhães para conhecer a folia baiana. “Vim para curtir o Carnaval. Este é o principal motivo de estar aqui, e vou aproveitar”.

Os visitantes que chegarem a Salvador para a festa poderão tirar todas as suas dúvidas sobre o Carnaval por meio das informações prestadas por um dos 330 guias e monitores. Eles vão prestar informações sobre circuitos, pontos turísticos, hotéis e locais para a compra de abadás ou camarotes. Os agentes estarão em postos instalados no Terminal Marítimo de São Joaquim (Ferry Boat), aeroporto, Terminal Náutico da Bahia (Comércio), Circuito Batatinha (Centro Histórico), Circuito Dodô (Barra/Ondina), Circuito Osmar (Campo Grande), pontos turísticos, além de 20 hotéis que estão sendo definidos pela coordenação do projeto.

Para receber bem os visitantes, esses profissionais estão sendo capacitados pela Secretaria Estadual do Turismo (Setur), via Bahiatursa. Segundo a superintendente de Serviços Turísticos da Setur, Cássia Magalhães, além dos guias e monitores, outros profissionais vão auxiliar os visitantes. São atendentes de call center, supervisores, coordenadores e pesquisadores, totalizando 600 pessoas.

Cássia afirmou que os guias, monitores e atendentes de call center estão preparados para dar todas as informações a todos os tipos de visitante, brasileiros ou estrangeiros. Alguns desses guias falam três idiomas.

Receptivo

A partir deste sábado (11), os turistas que desembarcarem no Aeroporto Luís Eduardo Magalhães serão recepcionados pelas tradicionais baianas, que estarão a postos distribuindo fitinhas do Senhor do Bonfim e material promocional do estado. Este receptivo especial acontece até o dia 16 deste mês. Entre os dias 21 e 26, a ação também acontece na Codeba. Na segunda (20) e na terça-feira (21) de Carnaval, as baianas estarão recepcionando os turistas que chegam nos transatlânticos. Somente nos dias da festa, devem chegar mais de 27 mil passageiros no Porto de Salvador.