Algumas unidades hospitalares que atuam de forma mais ativa na assistência aos foliões durante o Carnaval foram visitadas na manhã desta sexta-feira (17) pelo secretário da Saúde do Estado, Jorge Solla, com o objetivo de verificar como estão sendo conduzidos os atendimentos, além de dar apoio às equipes de plantão.

Solla iniciou a visita no Hospital Geral do Estado (HGE), onde foi recebido por diretores e coordenadores da unidade. Em seguida, esteve no Hospital Geral Roberto Santos, na Unidade de Emergência de Pirajá e na UPA 24h de Escada. Ele aprovou a organização dos serviços visitados e avaliou que a estrutura montada está apta a prestar um bom atendimento ao folião e também à população em geral.

Segundo o secretário, este ano a rede da Sesab tem o reforço da UPA 24h de Escada, localizada no Subúrbio Ferroviário, e do Hospital do Subúrbio, que está funcionando com sua capacidade máxima. "Espero que a tendência de diminuição das ocorrências relacionadas com o Carnaval se mantenha e que tenhamos um período de festa com muita alegria e paz”.

À tarde, Solla participa do bloco ‘Agente faz saúde’, que sai do Campo Grande e reúne Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e de Combate às Endemias (ACE). Idealizado pelo Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias (Sindacs/BA), a entidade tem o apoio da Sesab e aproveita o espaço do circuito para prosseguir com o trabalho de orientação e prevenção contra a dengue.

Plantões extras 

Para atender à demanda durante a folia, além dos 15 mil postos de trabalho que fazem parte do atendimento cotidiano, a Sesab conta com o reforço de mais 902 profissionais de saúde e pessoal de apoio, totalizando 1.851 plantões extras para atuar nos hospitais e unidades de emergência.

Além das unidades visitadas pelo secretário, estão trabalhando com reforço no plantão os hospitais Ernesto Simões Filho, João Batista Caribé, Eládio Lasserre e Menandro de Faria, e ainda as unidades de emergência Mãe Hilda (Curuzu), São Caetano, Cajazeiras VIII e Plataforma.