As unidades da Secretaria Estadual da Saúde (Sesab) que estão prestando atendimento aos casos de maior complexidade relacionados com a folia atenderam 56 pessoas até as 16h deste sábado (18), terceiro dia de Carnaval. A maioria dos atendimentos ficou com o Hospital Geral do Estado (HGE), com 35, tendo como destaque agressão física. Em seguida, vem o Hospital João Batista Caribé, com seis atendimentos registrados nos dois dias.

Os hospitais Eládio Lasserre e Ernesto Simões Filho realizaram quatro atendimentos, cada um. Já a Unidade de Emergência de Pirajá atendeu três pacientes, seguida da Unidade de Emergência do Curuzu, com dois, e da Unidade de Emergência de Plataforma, com um atendimento. O Hospital do Subúrbio atendeu dois pacientes sexta (17), e neste sábado (18), até agora, não registrou nenhum atendimento.

No Centro Antiveneno (Ciave), foi realizada apenas uma solicitação de conduta de atendimento para paciente que usou cocaína. A solicitação foi feita por profissional de unidade municipal de saúde. O Ciave funciona em regime de plantão médico-toxicológico, atendendo pelo telefone 0800-284-4343.

Na Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba), que funcionou neste sábado das 7h30 às 12h30, o setor de captação informou que 42 candidatos compareceram para doar sangue. 

Domingo (19), a Hemoba não funciona, retornando às suas atividades na segunda-feira (20), das 7h30 às 18h30, e no mesmo horário na terça-feira de Carnaval. Já na Quarta-Feira de Cinzas, funciona apenas a partir das 13h. A Hemoba atende pelos telefones 0800-071-0900 e (71) 3116-5600 / 5664.

Em parceria com o Ministério da Saúde e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a coordenação do programa de DST/Aids da Sesab está desenvolvendo a campanha Fique Sabendo, um incentivo à prevenção das doenças sexualmente transmissíveis e à Aids. Em dois postos, os profissionais de saúde atenderam 87 pessoas, que fizeram o teste rápido.

No posto do Pelourinho, 60 pessoas fizeram o teste, todos com resultado negativo. Já no posto de Ondina, instalado no Instituto Baiano de Reabilitação (IBR), 27 pessoas realizaram teste, também com resultado negativo. No posto do IBR, também está sendo feito o teste para detecção de hepatite – quatro pessoas foram atendidas, também com resultado negativo para a doença.