A Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), unidade da Secretaria de Cultura do Estado (Secult), republicou, com pequenos ajustes, nesta quinta-feira (16), o edital do Calendário das Artes, novo mecanismo de incentivo a projetos artísticos e culturais de pequeno porte na Bahia, com objetivo de estimular o desenvolvimento das artes nos macroterritórios do estado. Com isso, as inscrições para a primeira chamada serão reabertas nesta sexta, com encerramento no dia 2 de abril, recebendo propostas de ações para serem iniciadas entre 1º de junho e 31 de agosto deste ano.

Abrangendo as áreas de artes visuais, audiovisual, circo, dança, literatura, música, teatro e artes integradas, o Calendário das Artes concede prêmios de até R$ 13 mil e prioriza propostas oriundas e realizadas em benefício de populações com menor acesso a produtos culturais e que privilegiem a diversidade na área. Neste sentido, contempla as mais diversas ideias de artistas, grupos e produtores, amadores ou profissionais – todos que fazem ou promovem arte na Bahia, em sua extensa escala de possibilidades e expressões, passando também a incluir mostras, festivais, circuitos, feiras e ações similares em que se exibam grupos de trabalhos artísticos diversos.

Nesta chamada serão, no mínimo, 42 contemplados, somando um investimento total de R$ 546 mil, com previsão de que sejam pelo menos sete propostas premiadas de cada um dos seis macroterritórios da Bahia. Para isso, a avaliação dos projetos será feita de forma territorializada, com concorrência e comissões de seleção específicas em cada macroterritório. O edital, seus anexos e orientações estão publicados na internet