A Temporada Verão Cênico, realizada pela Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), passará por uma avaliação nesta segunda-feira (6), às 15h, no auditório do Conselho de Cultura da Bahia, no Palácio da Aclamação, Campo Grande. A temporada, que começou no último dia 5 de dezembro, prossegue até 29 de fevereiro e vem promovendo um total de 180 apresentações de espetáculos de palco, de rua e cenas propostas por grupos de teatro amador, em Salvador e em cinco cidades do interior baiano.

A Coordenação de Teatro da Funceb convida os interessados para participar do encontro, que é aberto ao público e terá a presença da diretora da fundação, Nehle Franke, do diretor de Artes, Alexandre Molina, do coordenador de Teatro, Elísio Lopes, e de gestores dos teatros, produtores, artistas e grupos envolvidos. Serão debatidas questões como o preço dos ingressos, cachês de artistas, efeitos e desdobramentos do projeto no mercado teatral baiano, resposta e frequência do público, inclusão de espetáculos de dança na programação, dentre outras.

A lista de espetáculos que participam da Temporada Verão Cênico foi montada por meio de seleção por edital público, lançado em setembro passado. Os 34 projetos selecionados se dividem em duas categorias. Na primeira, “Temporada Pelourinho”, três montagens vêm se apresentando nas segundas-feiras, desde dezembro até o final deste mês, no palco do Largo Quincas Berro d’Água, no Pelourinho, gratuitamente. O retorno do teatro ao Centro Histórico de Salvador atende à demanda da comunidade e dos comerciantes da região, diversificando e requalificando o uso dos largos do bairro.

Na segunda categoria, “Quarta-Feira a R$ 1,00”, 31 peças estão sendo encenadas às quartas-feiras, até o final de fevereiro, nos espaços culturais que integram o projeto, com ingressos ao valor simbólico de R$ 1.