O projeto Domingo no TCA comemora os 45 anos de inauguração do Teatro Castro Alves apresentando o espetáculo ‘Namíbia, Não!’, primeira montagem dirigida pelo consagrado ator baiano Lázaro Ramos. No palco, Aldri Anunciação, que também assina o texto, e Flávio Bauraqui. Será no dia 4 de março, na Sala Principal do TCA, às 11h, com ingressos a R$ 1,00 (inteira) e R$ 0,50 (meia), vendidos no mesmo dia, a partir das 9h, com acesso imediato do público.

O projeto integra a programação do mês do teatro no TCA que ainda apresenta a temporada de La Ronde, com direção de Harildo Déda e grande elenco, na Sala do Coro, e os espetáculos Pterodátilos, com Marco Nanini (9 e 10) e A lua vem da Ásia, com Chico Diaz (24 e 25), na Sala Principal.

‘Namíbia, Não!’ foi um dos maiores sucessos da temporada teatral da Bahia no ano passado. A estreia da peça aconteceu em março de 2011, na Sala do Coro do TCA. Foram também realizadas três apresentações no Rio de Janeiro, lotando todas as sessões no Oi Futuro Ipanema.

Com humor provocante e crítica social em torno da segregação racial, a peça recebeu três indicações ao Prêmio Braskem 2011 (Melhor Texto, Melhor Direção e Melhor Espetáculo). Além disso, foi selecionada para o 21º Festival de Teatro de Curitiba, em abril próximo, como o único representante baiano na Mostra Oficial do evento paranaense.

O espetáculo 

‘Namíbia, Não!’ tem argumento provocador ao abordar – sem tentar resolver o assunto – uma situação hipotética: Na manhã de um dia em 2016, André (Aldri Anunciação) chega em casa anunciando ao primo Antônio (Flávio Bauraqui) que foi assinada pelo governo brasileiro, em plena madrugada, uma Medida Provisória determinando que todos os cidadãos negros fossem capturados e enviados de volta a um país africano. A medida visa à reparação social aos danos causados pela União durante os 300 anos de trabalho escravo no Brasil. Refugiados, os dois primos passam o dia trancados no apartamento, discutindo o absurdo do racismo, da carência financeira e educacional, e avaliam as consequências de um iminente retorno à Mãe África.

Salvador foi escolhida por Lázaro Ramos para a primeira temporada do espetáculo, que é também o primeiro trabalho do premiado ator baiano (Cidade Baixa, Carandiru, Madame Satã, Ó Paí, Ó), como diretor teatral.

TCA 45 anos 

A apresentação de peça faz parte de uma pauta especial de espetáculos e eventos que marcarão em 2012 os 45 anos do TCA. O texto do espetáculo, inclusive, vai ganhar registro impresso e encadernado, com edição de luxo. O dia 4 de março é a data da inauguração oficial do Teatro Castro Alves pelo Governo do Estado da Bahia, no ano de 1967, com uma ampla programação de abertura que durou um mês, e incluiu shows memoráveis como o do cantor e compositor Dorival Caymmi.