Comunidades de pesca artesanal de 20 municípios baianos estão sendo contempladas com novos equipamentos. Ao todo, são 33 freezers e 33 balanças, que proporcionam a conservação do pescado para a comercialização, além de melhorar a apresentação e a higiene das mercadorias. Através do Pescando Renda, programa da Secretaria de Desenvolvimentos Social e Combate à Pobreza (Sedes), a iniciativa envolve 1.300 pescadores e tem a parceria do Ministério da Pesca e Aquicultura.

O presidente da Associação dos Pescadores e Marisqueiras de Nazaré, Pedro Pereira da Silva, disse que os freezers são importantes para as comunidades, “porque muitos pescadores não dispunham de um local adequado para fazer seu armazenamento. Eles vão melhorar a vida dos pescadores e das marisqueiras, que não terão mais o risco de perder seus produtos”.

Já o representante da Colônia de Pescadores do Município de Remanso, Brás Pereira, destacou o apoio do governo. “Ficamos gratos pela atenção. Esperamos continuar contando sempre com o importante apoio do governo, por meio da Sedes”.

Para chegar até o consumidor, o pescado tem que passar por um processo de conservação. A ausência de cuidados básicos no armazenamento e conservação dos produtos, comercializados na maioria dos mercados públicos e peixarias, pode comprometer a sua qualidade.

“A promoção das condições sanitárias adequadas para estocagem, conservação e comercialização do pescado constitui uma forma prática de promover e garantir o desenvolvimento desses trabalhadores, o que reflete na garantia da saúde dos consumidores”, afirmou o secretário Carlos Brasileiro.

O coordenador do Pescando Renda, Geraldo Aquino, informou que outro aspecto importante é que, quando não existem equipamentos para conservação e estocagem, os pescados são comercializados frescos e muitas vezes repassados para atravessadores. “Dessa forma, os pequenos pescadores artesanais são obrigados a comercializar os produtos a preços bem abaixo do mercado, reduzindo a renda das suas famílias e até o estímulo à pescaria. A ação conta ainda com o apoio da Bahia Pesca”.

Além de Salvador, estão sendo beneficiadas colônias de pesca e associações comunitárias dos municípios de Camaçari, Casa Nova, Pilão Arcado, Conde, Cairu, Anagé, Nazaré, Jandaíra, Jaguaripe, Sento Sé, Rodelas, Remanso, Santa Cruz Cabrália, Itacaré, Porto Seguro, Senhor do Bonfim, Vera Cruz, Vitória da Conquista e Tremedal.