Para estabelecer cooperação técnica nas áreas de alfabetização e educação especial, o secretário da Educação do Estado, Osvaldo Barreto, e representantes da embaixada de Cuba se reuniram nesta sexta-feira (10), na sede do órgão. Ficou também decidido também que no final de março dois assessores técnicos cubanos virão à Bahia para elaborar um projeto baseado no sistema cubano de alfabetização, por meio do qual se aprende a ler e a escrever em apenas três meses e meio.

Em caráter experimental, o programa de alfabetização irá trabalhar com 10 mil estudantes do sertão da Bahia. “Minha expectativa é que realmente o programa integrado à educação especial se concretize para que possamos contribuir com a educação no estado”, afirmou a técnica do Ministério da Educação de Cuba, Janet Cotarelo Rosales.

A Secretaria da Educação já mantém cooperação com o governo cubano na área de fabricação de remédios. A delegação da missão técnica de Cuba está na Bahia desde o dia 8 deste mês para reuniões de trabalho voltadas a firmar cooperação técnicas também com as secretarias estaduais para Assuntos Internacionais e da Agenda Bahia (Serinter), da Saúde (Sesab) e do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia (Setre).

Participaram do encontro as técnicas cubanas Janet Cotarelo Rosales (Ministério da Educação), Josefina Ileana Alfonso Valdés (Instituto do Esporte, Educação Física e Recreação), e María Elena Soto Entenza (Ministério da Saúde Pública).