Um olhar do passado no futuro. Assim pode ser definida a visita de vários ex-atletas do futebol baiano ao Centro de Visitação da Arena Fonte Nova, na manhã desta quarta-feira (1º). Os jogadores ficaram satisfeitos com o que viram no local, misturando lembranças de um passado nem tão distante com as imagens do presente, por meio das obras do estádio, e do futuro, com a maquete e os vídeos que mostram como ficará o novo espaço.

Acompanhados por Ronaldo Passos, ex-goleiro campeão brasileiro e atual membro da equipe da Secretaria Estadual para Assuntos da Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014 (Secopa), jogadores como Osni, Beijoca, Nem, Hugo, Tirso, Paulinho, Sérgio, Dico Maradona, Sivaldo, Zé Augusto, Zé Carlos, Sapatão, Nilson e Emo, passaram algumas horas identificando as belas e históricas imagens do Centro de Visitação e traçando planos futuros para fortalecer a participação dos ex-atletas na Copa do Mundo de 2014.

Contente com o envolvimento dos ex-atletas, o secretário Ney Campello disse que esse será um grande legado social da Copa 2014, pois a Secopa vem trabalhando para inserir os ex-atletas em várias ações do evento, começando com um curso de qualificação profissional e o constante apoio a todos, para que essas estrelas do futebol baiano estejam participando de todo o processo do mundial no Brasil.

Para Osni, ídolo das torcidas de Bahia e Vitória, os ex-atletas fizeram a história da Fonte Nova, e está sendo extremamente importante a recuperação dessa ligação de todos com o novo estádio e a Copa 2014. O jogador aproveitou para reivindicar a presença desses ex-atletas em pelo menos um jogo do mundial.

Cronograma 

Ronaldo aproveitou para enfatizar que a visita também teve o objetivo de mostrar que as obras da Arena Fonte Nova estão dentro do cronograma, sendo que o mês de fevereiro começa com mais de 50% das obras concluídas. "É importante que todos esses ex-atletas confirmem isso e vejam também que a Arena será um espaço multiuso, que servirá para resgatar a presença das famílias nos estádios, com segurança, conforto e tranquilidade".

O gerente de Marketing da Arena Fonte Nova, Marcos Ferreira, afirmou que era uma obrigação do Consórcio OAS Odebrecht homenagear “essas grandes estrelas do futebol baiano, que tantas alegrias deram aos torcedores. Estamos construindo o futuro, mas não podemos esquecer o nosso passado de glórias".

O ex-jogador Edmilson Pombinho, hoje coordenador de Esportes da Prefeitura do Salvador, era um dos mais emocionados na visita, acentuando que, para quem pisou no gramado da antiga Fonte Nova, acompanhar os passos dessa evolução é motivo de muito orgulho. "Estamos vivendo um importante momento nas nossas vidas, pois estamos vendo o resgate da memória do nosso futebol".

O preparador físico, Jaime Saldanha, acompanhou os ex-atletas na visita e fez questão de destacar que era o único no grupo a ter participado da inauguração do antigo Estádio Otávio Mangabeira, em 1951, quando tinha apenas nove anos. "Lembro inclusive das obras e também da inauguração do anel superior. Agora estou prestes a acompanhar a terceira inauguração e de um estádio do futuro".  

secopa
Ex-atletas conheceram o Centro de Visitação da Arena Fonte Nova (Foto: Selma Morais/Secopa)