As pessoas que se acostumaram a participar das aulas de ginástica gratuitas na orla do Jardim de Alá, desde o dia 2 dezembro de 2011, prestigiaram o encerramento oficial do projeto Sudesb no Verão de Salvador, que aconteceu na quarta-feira (15), e participaram de um aulão bastante concorrido de suingue baiano, que atraiu até turistas interessados em aprender as coreografias do Carnaval de Salvador. O evento contou ainda com um sorteio de brindes e com um lanche com muitas frutas e sucos.

O projeto é organizado pelo Governo do Estado, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), e teve finalizada a sua segunda edição, com aulas gratuitas em dois turnos (manhã e tarde/noite), às segundas, quartas e sextas-feiras.

Para a professora de Educação Física, Ângela Barbosa, que deu aulas no projeto, as atividades visam atrair as pessoas que costumam fazer exercícios físicos na orla da capital baiana sem uma orientação profissional da área para aprender como devem fazer. “Iniciamos todas as nossas atividades com alongamento. Depois fazemos um aquecimento aeróbico, sempre observando e respeitando os limites de cada pessoa”.

As atividades agradaram ao público, em sua maioria composto por idosos, como Humberto Menezes, 71 anos, morador do bairro da Pituba, que costuma caminhar todos os dias de sua casa até o Aeroclube. Com o Sudesb no Verão de Salvador, ele mudou a rotina e passou a participar das aulas.

Humberto aproveitou para elogiar a equipe do projeto. “Esses profissionais são os melhores: nota mil. Acho que deveria ser o ano todo. Tudo que vem dando certo deve continuar”. A aposentada Enedina Ribeiro, 70 anos, concordou. “Acho maravilhoso participar dessa ginástica na orla. Era para ficar uns seis meses”.

Segundo o diretor de Fomento ao Esporte da Sudesb, Álvaro Gonçalves, o projeto teve este ano um crescimento de mais de 40%, em relação a 2011, quando teve início.