O Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro) começou esta semana a Operação Carnaval para fiscalização de produtos amplamente comercializados nesta época do ano, sobretudo pelas crianças. A ação acontece até o dia 15 deste mês, na capital e no interior do estado. Entre os produtos fiscalizados estão confetes, serpentinas, espumas e fantasias. A inspeção será realizada em estabelecimentos como supermercados, lojas, mercadinhos de bairros, distribuidoras e fábricas dos produtos.

Segundo o diretor de Regulação e Mercado do Ibametro, Edson Sales, os pais devem ter atenção redobrada neste período, pois um produto sem o selo do Inmetro ou sem as informações obrigatórias pode trazer sérios danos à saúde e à segurança das crianças, exemplo de alergias e intoxicações.

Os estabelecimentos flagrados comercializando produtos de forma irregular – seja quanto ao conteúdo metrológico (pesos e medidas) ou à conformidade (qualidade) – serão autuados. A punição pode ser a apreensão dos produtos, pagamento de multas, que variam de acordo com o tipo da infração, porte do estabelecimento e reincidência. O prazo para apresentação de defesa é de dez dias.