Cerca de R$ 40 milhões estão garantidos pelo governo federal para a recuperação de mais de 50 imóveis do Pelourinho. O anúncio foi feito pela ministra da Cultura, Ana de Hollanda, durante visita ao governador Jaques Wagner nesta sexta-feira (3), na Governadoria, no Centro Administrativo da Bahia (CAB).

Segundo o secretário estadual de Cultura, Albino Rubim, as obras serão realizadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). “É um projeto muito importante, que envolve um conjunto de prédios. Não queremos apenas recuperar. Precisamos definir a destinação que precisa ser dada. Estamos discutindo uma forma de o governo da Bahia e o governo federal trabalharem conjuntamente nisso”.

Durante a reunião, o governador apresentou o projeto de reforma do Teatro Castro Alves (TCA) e propôs uma parceria com o Ministério da Cultura.

Para Ana de Hollanda, o TCA é de grande interesse para todo o Brasil. “É uma referência, e vamos trabalhar juntos e definir formas de vir verbas do ministério nesse empenho de reformar o Castro Alves”.

O presidente do Iphan, Luiz Fernando Almeida, e o superintendente do órgão na Bahia, Carlos Amorim, também participaram da reunião.