A Prefeitura de Cruz das Almas, no Recôncavo baiano, recebeu nesta segunda-feira (13) o projeto para implantação de 14 quilômetros de ciclovias, ela elaborado pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder). O documento foi entregue, na sede do órgão, em Narandiba, ao prefeito Orlando Peixoto Pereira Filho. Segundo ele, 82% da população local, estimada pelo IBGE em 58.606 habitantes, vivem na zona urbana, com predominância de pessoas de até 35 anos, grande parte integrando a Universidade Federal do Recôncavo e outras instituições de ensino, além de a cidade também sediar o Centro Nacional de Pesquisa Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Por isso, de acordo com o arquiteto Itamar Kalil, o projeto será desenvolvido principalmente em áreas de educação universitária, escolas, empresas, indústrias, comércio, clubes e terminais de transporte, aproveitando as condições topográficas da cidade, que tem o perímetro urbano quase totalmente localizado em um platô.