A estruturação da Rede Juvenil pelo Esporte (Rejupe) na Bahia acontecerá nos dias 27 e 28 deste mês, na Fundação Luís Eduardo Magalhães (Flem), com um primeiro encontro baiano articulado pela Secretaria para Assuntos Internacionais e da Agenda Bahia (Serinter), o Fundo das Nações Unidas pela Infância (Unicef) e o Instituto Internacional para o Desenvolvimento da Cidadania (Iidac).

O propósito é promover a integração e a participação qualificada de adolescentes na discussão de políticas públicas para o esporte seguro e inclusivo voltado às crianças e adolescentes. Do encontro participarão 45 adolescentes de 17 organizações sociais e representantes do poder público estadual e municipal comprometidos com a criação da Rejupe em Salvador.

As jovens lideranças também conhecerão as ações preparatórias para o mundial de futebol definidas pelos governos municipal e estadual e vão elaborar um plano de ação que será entregue aos representantes do poder público no final do encontro.

O secretário para Assuntos Internacionais e da Agenda Bahia, Fernando Schmidt, disse que o encontro será um momento importante tanto para os adolescentes quanto para o estado e município. “É preciso estimular os jovens, desde cedo, a participar democraticamente da construção de políticas públicas. E, para além do conteúdo da contribuição que possam dar às autoridades responsáveis pelo esporte, a participação já terá sido importante pelo exercício da cidadania dos adolescentes”.

Na Bahia, a organização da Rejupe conta com a participação das secretarias estaduais do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), para Assuntos da Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014 (Secopa), de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), da Educação (SEC) e de Relações Institucionais (Serin), além do Escritório Municipal da Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014/Salvador (Ecopa) e das secretarias municipais de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult) e do Trabalho, Assistência Social e Direitos do Cidadão (Setad).

Rede Nacional

A Rede Juvenil pelo Esporte foi estruturada em abril de 2011, no Encontro Nacional dos Adolescentes pelo Direito ao Esporte Seguro e Inclusivo, realizado no Rio de Janeiro pelo Unicef em parceria com o Iidac. As ações iniciadas no evento tiveram continuidade em cada uma das 12 cidades que serão sede de jogos da Copa 2014. Os adolescentes Malena de Oliveira e Patrick de Santana representaram a Bahia no encontro nacional e, desde então, têm incentivado, nas escolas onde estudam, a articulação da Rejupe em Salvador.

Entre os objetivos da Rejupe destacam-se incentivar a participação cívica dos adolescentes para a defesa e promoção do direito ao esporte inclusivo, sensibilizar e mobilizar adolescentes para integrá-los nas discussões pelo direito ao esporte, promover a colaboração com organizações e instituições sociais como escolas, clubes esportivos, ONGs, e também com governos, comitês da Copa, olimpíadas e paraolimpíadas e outras entidades que possam fortalecer o debate e as ações que promovam o direito ao esporte para toda criança e todo adolescente.