Nesta segunda-feira (13), bezerras com idade entre três e oito meses estão sendo vacinadas contra brucelose, no sul da Bahia. O procedimento acontece em propriedades rurais dos municípios de Itapé e Buerarema, desde as 8h. A ação é realizada pelo Programa de Acompanhamento da Cadeia Produtiva do Leite, executado pela Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária do Estado (Seagri), por meio da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA).

Na região, o programa é acompanhado pelo técnico em Agropecuária, Nelson Fernandes. De acordo com o técnico, cerca de 40 animais de propriedades rurais assistidas pela Gerência Regional de Itabuna serão vacinados, por intermédio de uma parceria com a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab).

No dia 28 deste mês, a mesma ação será realizada em propriedades de agricultores familiares, situadas no município de Itabuna. A brucelose é uma doença incurável, causada pela bactéria Brucela abortus. Ela acomete principalmente os bovinos e pode ser transmitida para o homem, causando a esterilidade.