Criar indicadores para o setor do turismo é o próximo desafio da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia da Secretaria do Planejamento (Seplan). Em reunião realizada com o secretário estadual do Turismo, Domingos Leonelli, o diretor-geral da SEI, Geraldo Reis, apresentou as propostas do órgão para gerar estatísticas que auxiliem na formulação de políticas para o segmento.

O primeiro projeto, apresentado pela autarquia na quarta-feira (8), é o Anuário Estatístico do Turismo, publicação que vai compilar informações disponíveis no setor como número de acomodações, voos, investimentos. O segundo, que depende da colaboração do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é realizar o cálculo da Conta Satélite do Turismo, instrumento que traduz o valor do setor no Produto Interno Bruto (PIB) do estado.

Para realizar o trabalho, a SEI depende dos dados regionalizados da Atividade Correlata do Turismo (ACT), pesquisa que o IBGE realiza para o país com intenção de medir quanto o turismo contribui para o PIB Brasil. “O objetivo da SEI é oferecer importantes instrumentos para gestores, investidores e toda a sociedade perceberem a importância deste setor para a economia baiana. Sem instrumentos que nos permitam medir a geração de riquezas pelo turismo, a alavancagem que o segmento gera para o estado fica diluída em outros setores como serviços e comércio”, diz Reis.

O Anuário do Turismo, a ser lançado no segundo semestre deste ano, trará na sua primeira edição dados da série 2007-2010. As estatísticas que vão compor a publicação ainda estão sendo definidas pela SEI. O secretário Leonelli acenou positivamente à solicitação da SEI pela parceria na qual a Setur poderá colaborar, disponibilizando os registros existentes na secretaria.

Também participaram da reunião, o diretor de Indicadores e Estatísticas da SEI, Gustavo Pessoti, o diretor de Serviços Turísticos da Bahiatursa, Weslen Moreira, e o assessor especial da Empresa Salvador Turismo (Saltur), Marcos Palmeira.