De janeiro até o início deste Carnaval, 22 crianças passaram por cirurgia cardíaca no Martagão Gesteira – Hospital da Criança. Os procedimentos de alta complexidade são fundamentais para a sobrevivência dos pacientes e somente foram possíveis a partir de uma parceria entre hospital e o Governo do Estado, que está investindo R$ 12 milhões na campanha ‘600 Corações’, que prevê 600 procedimentos em um prazo de dois anos, beneficiando crianças entre zero e 14 anos.

A dona de casa Cristiane dos Santos (23), mãe de Carlos Miguel, de dois anos e três meses, se emociona quando conta que seu filho passou pela cirurgia, há trinta dias. Mas faz questão de dizer que as lágrimas são de felicidade.

“Eu tinha medo de perder meu filho, porque ele tinha um problema no coração. Qualquer esforço que ele fazia, ficava cansado, ia parar na emergência com febre e tinha que fazer nebulização. E depois da cirurgia, ele não sente mais nada, está curado e se recuperando muito bem para levar uma vida normal”, contou Cristiane.

O superintendente do hospital, Emanuel Melo, diz que sem a parceria com o Governo do Estado, seria impossível realizar os procedimentos. “O custo de uma cirurgia destas é de R$ 22 mil, aproximadamente. Buscamos recursos junto à iniciativa privada mas foi insuficiente. O governo complementa a diferença entre o que seria pago pelo SUS e o custo real do procedimento”.

Para o secretário da Saúde, Jorge Solla, o Martagão Gesteira é uma instituição de grande importância. “É a nossa retaguarda para cirurgia ortopédica pediátrica, oferece também neurocirurgia pediátrica, e agora o governador Jaques Wagner autorizou um convênio que vai permitir a recuperação física do prédio. A gente espera poder continuar este trabalho com o apoio do ministério da Saúde e, com isso, ampliar cada vez mais à população baiana os serviços de qualidade na área de saúde”.

Governo Federal vai credenciar Martagão Gesteira a atender 100% pelo SUS

Neste domingo de Carnaval (19), o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, acompanhado do secretário da Saúde do Estado, Jorge Solla, fez uma visita ao Martagão Gesteira, para conhecer a natureza da parceria, que pode ser reproduzida em outras cidades brasileiras, e discutir como o governo de federal pode participar do financiamento do projeto ‘600 Corações’.

Segundo Padilha, o Martagão Gesteira é um hospital parceiro do Ministério da Saúde. “A partir dessa visita, vamos acelerar a documentação para credenciar a unidade a prestar atendimento 100% SUS. Isso vai aumentar em 20% os recursos passados para o hospital”.

Carnaval

Padilha também destacou a parceria entre Estado e governo federal para o Carnaval. “Hoje nós temos 13 polos em parceria com a Secretaria Estadual da Saúde, para atendimento em todo o espaço da folia. Este ano, temos a capacidade de fazer pequenas cirurgias e mobilizações dentro do circuito. Estamos adotando um novo modelo de deslocamento dos cirurgiões, proporcionando um atendimento médico mais rápido e de melhor qualidade”.