A população de Amargosa passou a contar nesta quinta-feira (23) com novos serviços de saúde. A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) inaugurou o Laboratório Municipal Nilson Lomanto, a Unidade de Saúde da Família (USF) de Santa Rita e a nova base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192), que já funciona na cidade desde setembro. O ato contou com a presença do secretário Jorge Solla.

Com o funcionamento do novo laboratório, que contou com investimento de R$ 274 mil da Sesab, os 36 mil habitantes de Amargosa terão acesso a mais de 200 tipos de exames. “Para realizar alguns deles, a população tinha que ir até Salvador. Agora serão feitos aqui na cidade”, disse a secretária de Saúde do município, Joseane Bonfim, informando que as novas instalações e equipamentos vão proporcionar a realização análises de maior complexidade.

O Samu do município compõe a Regional de Santo Antônio de Jesus, onde funciona a Central de Regulação. A base em Amargosa atende como uma unidade de suporte básico. A USF de Santa Rita, que beneficiará cerca de quatro mil pessoas residentes proximidades, contará com equipes de saúde da família, composta por médico, enfermeiros e agentes comunitários, e de saúde bucal.