Uma parceria com a Pre-Park, instituição de pesquisa alemã, localizada na cidade de Kaiserslautern, na Alemanha, foi firmada pelo Parque Tecnológico da Bahia, que funcionará na Avenida Paralela. A intenção é apoiar a estratégia de internacionalização dos dois parques, facilitando o intercâmbio de conhecimentos e fortalecendo as empresas de base tecnológica dos dois países.

Segundo o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Paulo Câmera, o Parque Tecnológico não pode trabalhar isolado da comunidade científica mundial. Pela parceria, estão previstas missões de intercâmbio entre as administrações dos dois parques, a fim de melhorar e otimizar a estratégia de negócios, e ainda a criação de um escritório virtual para promover a colaboração entre projetos comuns.

“Vamos criar uma ambiente no qual a inovação e a tecnologia possam ser transferidas dos laboratórios científicos para a sociedade”, explica o secretário. De acordo com ele, outro benefício da parceria é que as empresas instaladas nos dois parques vão poder desenvolver produtos inovadores em conjunto, além de encontros de negócios com o objetivo de discutir tendências de mercado e iniciativas para manter a competitividade das empresas.

Está previsto ainda um programa de intercâmbio entre pesquisadores e empregados das empresas dos dois países para melhorar o desempenho dos projetos, e também seminários e simpósios conjuntos em áreas comuns aos dois parques tecnológicos.

Pre-Park 

Com uma localização privilegiada, próximo do aeroporto e da região metropolitana de Kaiserslautern, o parque alemão tem equipamentos de última geração e toda a área possui conexão por fibra ótica. Para as empresas iniciantes, existe um serviço de consultoria, além do suporte tecnológico da universidade local.

Kaiserslautern é um dos mais importantes centros de tecnologia na Alemanha, especializado em Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) e Ciência dos Materiais. Atualmente, mais de três mil pessoas e cerca de 100 empresas de TIC e de serviços estão trabalhando no Pre-Park.

Empreendimento baiano 

Com recursos do Governo da Bahia e do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação, o Parque Tecnológico, previsto para ser inaugurado em 2012, em Salvador, já recebeu investimento de mais de R$ 50 milhões para obras de infraestrutura e equipamentos. O empreendimento, que vai abrigar empresas de base tecnológica, centros de pesquisas, universidades e incubadoras de empresas, terá um papel fundamental na diversificação da economia do estado, com a criação de empregos qualificados, melhoria da competitividade das empresas locais e criação de imagem positiva para Salvador como centro de negócios de alto valor agregado. As áreas prioritárias serão biotecnologia e saúde, energia e ambiente, tecnologia da informação e da comunicação, além de cultura e turismo.

Um edital público, que teve resultado divulgado no final de 2011, selecionou quatro empresas âncoras para desenvolver pesquisas aplicadas no novo Parque Tecnológico da Bahia – IBM Brasil, Sábia Experience Tecnologia S.A., Indra Brasil S.A. e Portugal Telecom. Além dessas empresas, vão atuar também no TecnoCentro, o prédio central do Parque Tecnológico da Bahia, e sete institutos de pesquisa – Ufba/Fraunhofer, Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Senai/Cimatec, Instituto Federal da Bahia (Ifba), Bahiafarma, Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (Cetene) e Bioinformática. O local abrigará ainda uma incubadora de base tecnológica e dez empresas baianas já demonstraram interesse em se instalar no parque.