Um plástico produzido à base de polipropileno leva cerca de 400 anos para se decompor na natureza, gerando graves consequências para o meio ambiente. Uma pesquisa de um estudante baiano promete mudar essa realidade, com a produção de um composto similar ao plástico feito a partir da glicerina do biodiesel e que leva apenas dois meses para se decompor na natureza.

A pesquisa, de autoria do doutorando em engenharia química da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Marcio Inomata Campos, foi uma das vencedoras do Prêmio Ideias Inovadoras, promovido pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), órgão vinculado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia (Secti) com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequena Empresa (Sebrae).

A premiação aconteceu nesta quarta-feira (1º), no Hotel Pestana, em Salvador. Marcio recebeu o prêmio de R$ 8 mil das mãos do secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Paulo Câmera, que esteve no evento representando o governador Jaques Wagner.

Quatro categorias

Vencedora da categoria ‘Pós Graduandos Stricto Sensu’, a pesquisa levou o nome de ‘Produção de filmes flexíveis de Cha obtidos a partir da glicerina do biodiesel incorporada com nanosfios de celulose’. Segundo Marcio, a glicerina do biodiesel é rejeitada pela indústria e por isso deve haver uma grande quantidade de material para produzir o composto.

No total foram 12 premiados, em quatro categorias: graduandos e pós- graduandos lato sensu, pós-graduandos stricto sensu, pesquisadores e inventores independentes. O primeiro lugar em cada categoria recebeu R$ 8 mil, o segundo R$ 5 mil e o terceiro R$ 3 mil.

O secretário Paulo Câmera destacou, em seu discurso, o esforço do governador Jaques Wagner para fomentar a pesquisa no estado e prometeu estudar um aumento no valor da premiação para o próximo ano. Informou que o futuro Parque Tecnológico da Bahia, que vai funcionar em Salvador, terá uma escola de iniciação científica para incentivar a pesquisa entre os jovens, além de uma incubadora e laboratórios compartilhados para as empresas de base tecnológica.

Antes da premiação, o presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, proferiu a palestra “Desafios e Oportunidades da Inovação Tecnológica no Pré-Sal”. Participaram também da cerimônia de premiação o secretário estadual da Educação, Osvaldo Barreto; o diretor-geral da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia(Fapesb), Roberto Paulo Lopes, o ex-governador do estado Roberto Santos; e entre outros, a reitora da Unifacs, Márcia Barros.

O Concurso Ideias Inovadoras, que está em sua 4ª edição, contou com 86 inscritos. O processo de seleção e julgamento das propostas ocorreu em quatro fases. Na primeira, os projetos foram analisados quanto aos requisitos básicos para enquadramento; na segunda fase, as propostas enquadradas foram avaliadas em sua versão escrita. A terceira etapa foi de apresentação oral dos projetos selecionados na fase 2 e na quarta e última fase, foram escolhidos os três primeiros colocados de cada categoria.

Relação dos vencedores por categoria:

Graduandos e Pós Graduando Lato Sensu

1ºLugar: Daniel Thadeu Torres Fernandes Veiga (Unifacs)
2º lugar: Gabriel Fonseca Silva (Unifacs)
3º lugar: Bruno Vinicius Silva (Uneb)

Pós Graduandos Stricto Sensu

1º Lugar: Márcio Inomata Campos (Ufba)
2º Lugar: Ronaldo Simão de Oliveira (Uefs)
3º Lugar: Carla Renata Santos dos Santos (Uneb)

Pesquisadores

1º Lugar: George Andrade Sodré (Ceplac)
2 Lugar: Aldo Vilar Trindade (Embrapa)