Em parceria com o Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), a Bahiatursa participa, até o próximo domingo (4), da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), em Portugal, com um estande onde serão apresentadas as potencialidades turísticas do estado, a exemplo do turismo étnico, o enoturismo, o turismo de golfe, o ecoturismo, o turismo náutico, o turismo de sol e praia, o São João e o roteiro voltado para o público LGBT. Uma baiana devidamente caracterizada distribuirá material promocional da Bahia e fitinhas do Bonfim.

Segundo a diretora de Relações Internacionais da Bahiatursa, Rosana França, a BTL é também uma oportunidade de apresentar os 18 destinos turísticos baianos indicados para a visitação durante a Copa de 2014. "Temos como objetivo ainda promover a Feira dos Municípios e o I Salão Baiano de Turismo, que acontecerão em Salvador de 28 a 31 de março. Os novos produtos, como o roteiro integrado Rio, Bahia e Amazonas também é prioridade na pauta de divulgação durante o evento".

Considerada uma das principais feiras de turismo e negócios da Europa, a BTL apresenta um significativo número de participantes. Em 2011, o evento contou com a participação de mais de 990 expositores, envolvendo 43 países. Para 2012, são esperados 75 mil visitantes.

Maior emissor

Segundo a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), Portugal é o quarto maior emissor de turistas para a Bahia, tendo enviado para o estado 50.372 visitantes, em 2008. O estudo aponta ainda que 19% dos turistas europeus que visitam o Brasil escolhem a Bahia, enquanto a média do Brasil é de 6,2%.

A Embratur informou que 57,4% dos portugueses visitam o Brasil em busca de lazer, tendo como motivação maior sol e praia, natureza e ecoturismo, 42,4% ficam hospedados em hotéis, flats e pousadas e 42,2% se hospedam em casa de amigos e familiares. Cada turista gasta diariamente cerca de U$$ 89 e permanece, em média, 13 dias no destino.