O documentário Samba-Reggae: a Arma é Musical, com exibição nesta quinta-feira (9), às 22h, pela TVE, mostra como foi criado, nas quadras de ensaio dos blocos afro de Salvador, o poderoso ritmo que despertou a atenção de estrelas da música internacional, como Paul Simon e Michael Jackson, e da MPB, como Gilberto Gil, Margareth Menezes, Caetano Veloso, Daniela Mercury, Gal Costa e outros.

O programa destaca aspectos extramusicais da cultura samba-reggae, o impacto no visual e no próprio comportamento de instrumentistas, vocalistas e fãs do gênero. E não se furta a abordar a polêmica questão sobre a paternidade do ritmo. Para representantes do Malê Debalê e do Muzenza, o ritmo traz a patente de suas quadras, enquanto o cantor Gerônimo atribui o mérito a Neguinho do Samba (1954-2009).

Além de Gerônimo, compositor de É d’Oxum, A Arma é Musical apresenta depoimentos inéditos de vários outros artistas do cenário baiano: Márcia Short, Tonho Matéria, Paulinho de Camafeu, Vovô do Ilê, Dado Brazzawilly, Memeu, Wesley Rangel, Bukjones e músicos do Ilê Aiyê, Olodum, Muzenza, Malê, Didá e outros nomes.

Em seguida, às 23h, o Especial Beleza Pura apresenta o episódio O Pop Afro de Periperi, que destaca a trajetória do bloco Araketu.