No mês de fevereiro deste ano de 2012, a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), órgão vinculado à Secretaria da Agricultura, doou 37 toneladas de alimento a instituições que cuidam de pessoas carentes da Bahia. São aves de descarte (galinhas) em boas condições para consumo, apreendidas durante fiscalizações da Adab nos municípios de Itaberaba, Feira de Santana e Vitória da Conquista. Todas as cargas estavam sem a Guia de Trânsito Animal (GTA), documentação sanitária exigida para o trânsito de animais no estado.

Com apoio da Associação Baiana de Avicultura, os animais foram abatidos em frigoríficos com Serviço de Inspeção Estadual. “Sempre que a Legislação ou as condições de apreensão permitirem, a Seagri vai doar o produto apreendido para instituições carentes”, afirma o secretário de Agricultura, Eduardo Salles. “Dessa forma, estamos combatendo a ação dos infratores e, ao mesmo tempo, beneficiando a população”.

“As fiscalizações da Adab visam ao combate ao abate clandestino, mas, acima de tudo, primam pela melhoria da qualidade dos alimentos oferecidos à população”, enfatiza o diretor-geral da Agência, Paulo Emílio Torres. “Além disso, as ações também objetivam a assegurar a sanidade dos plantéis avícolas do estado, classificado como Status B”, completa o diretor de Defesa Animal, Rui Leal.