A ação, promovida em parceria com diversas entidades, faz parte do programa Pacto pela Vida, e acontece neste sábado (3), na Rua Nova República e na Escola Dionísio Cerqueira, na Santa Cruz. O mutirão beneficia toda a região do Nordeste de Amaralina, que inclui ainda o Vale das Pedrinhas, Chapada do Rio Vermelho e Santa Cruz.

Estão sendo realizadas ações de educação ambiental e distribuição de mudas, atendimento oftalmológico, cadastramento no Programa Bolsa Família, programas de segurança alimentar e nutricional e informações na área de proteção social, além de oficinas, atividades de lazer para crianças e apresentações culturais.

Além disso, a unidade do Sac Móvel realizou atendimento ao público com oferta de documentos como carteira de trabalho, RG, CPF e antecedentes criminais. A empregada doméstica, Lúcia Machada dos Santos, não perdeu tempo. “Cheguei cedo para garantir a troca do meu RG; nem o banco queria aceitar mais, aí aproveitei este evento e tirei aqui rapidinho e de graça”. O mesmo fez o barbeiro Wilian Costa, 22. “Foi bom, economia no transporte, no tempo e uma facilidade para os moradores”, destacou.

De acordo com o secretário de Desenvolvimeto Social e Combate à Pobreza, Carlos Brasileiro, o trabalho é uma das vertentes da nova política pública de segurança, do governo baiano. “Estamos aqui com o Vida Melhor incentivando a economia informal, trouxemos toda a câmara setorial do Pacto pela Vida para cá, com atividades e serviços para a população, ao mesmo tempo estamos com técnicos da Sedur levantando áreas de infraestrutura e lazer que precisam de intervenção para dar a oportunidade para os moradores do Nordeste [de Amralina] ter um espaço de entretenimento”.

Também foi realizada uma videoconferência com o Ministério da Educação (MEC) para mobilização dos pais no acompanhamento do desempenho dos filhos. As delegacias itinerantes da Criança e Adolescente e da Mulher e o Projeto Viver participam do evento, divulgando os seus trabalhos e recebendo denúncias.

Oficina de Educação Ambiental e incentivo à agricultura familiar

Na ocasião, técnicos da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) desenvolveram algumas atividade, a exemplo de um mapeamento de experiências ambientais do bairro. De acordo com o técnico de Meio Ambiente, Geraldo Andrade, o objetivo é identificar as potencialidades e os atores sociais, para que, posteriormente, sejam formados grupos que serão responsáveis pelo monitoramento e avaliação das ações desenvolvidas pelo programa. Também foram distribuídas mudas de plantas e material informativo.

A Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), vinculada à Secretaria da Agricultura, levou à comunidade técnicas de agricultura urbana e periurbana, como o cultivo de horta vertical, galinheiro compacto e produção de artesanato. Carlos Gomes, 43, aproveitou para aprender a implementar a sua horta. “Eu já cultivo em casa, mas fiquei mesmo impressionado com a forma vertical de fazer isso, e se a pessoa tiver interesse, ainda consegue ganhar dinheiro”.

A empresa também disponibilizou publicações para orientar a população sobre como aproveitar melhor os alimentos e também receitas de alto valor nutricional e energético.

Exames médicos

A Secretaria da Saúde do Estado realizou atendimento oftalmológico, além de exames de medida de pressão ocular e o de fundo de olho para os moradores com 40 anos ou mais. A dona de casa Jacira Maria dos Santos, 56, realizou a consulta oftalmológica no local. “É bom pra gente cuidar da saúde e ter esta assistência tão necessária, foi rápido e me ajudou bastante”.

No local também estavam sendo feitos teste rápido para detecção de HIV, realizado pelo Centro de Testagem e Aconselhamento da Sesab. O consultor e empresário, Marcio Dourado, 38, ficou impressionado com a organização das atividades. “A comunidade tem carência destes atendimentos, e hoje elas puderam fazer cadastramento do Bolsa Família, documentos novos, consultas, exames e até serem atendidas pelo Ministério Público, e na própria região onde moram, isso facilita muito e agradecemos este emprenho e organização”.

De acordo com o secretário de Saúde, Jorge Solla, a próxima região beneficiada vai ser a de Fazenda Coutos. “Foi feito um trabalho interessante no Calabar e hoje aqui no Nordeste [de Amaralina] e na próxima semana estaremos em Fazenda Coutos, dia 8, com um grande mutirão de mamografia, e dia 10, com todas as ações sociais que estão sendo feitas aqui, junto com a Secretaria da Segurança Pública”.