Com o propósito de fortalecer as ações do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase), instituído em janeiro deste ano, a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR) doou 20 computadores e quatro veículos à Fundação da Criança e do Adolescente (Fundac), que vai contribuir para a implementação do Sistema de Informação para a Infância e Adolescência dentro do Sinase (Sipia-Sinase) na Bahia.

O Sipia-Sinase é um banco de dados online destinado ao acompanhamento da situação legal do adolescente em cumprimento de medida socioeducativa e das ações desenvolvidas com ele dentro das unidades de atendimento de todo o país. A ampliação do novo sistema está entre as principais garantias da nova Lei do Sinase, que entra em vigor na segunda quinzena de abril.

Para qualificar ainda mais o atendimento, a Fundac formou equipe especializada com o objetivo de acompanhar o dia a dia do adolescente nas suas unidades e atualização do sistema.

De acordo com a diretora-geral da Fundac, Ariselma Pereira, o programa possibilitará “o monitoramento do atendimento prestado nas unidades ao adolescente como a frequência escolar, tratamentos de saúde, participação em cursos profissionalizantes, provas de vestibulares, estágios e inserção no mercado de trabalho, além de dados sócioeconômicos e familiar, tipo de infração, uso de entorpecentes e reincidência, contribuindo também na elaboração do Plano Individual do Adolescente (PIA)”.