Em 14 de março, o Dia da Poesia é comemorado em todo o país. Mas, Cabaceiras do Paraguaçu, município do recôncavo baiano situado a 170 quilômetros de Salvador, tem um motivo a mais para celebrar a data. Afinal, lá nasceu Castro Alves (14.03.1847 – 06.07.1871), o poeta de ideais abolicionistas e autor de obras como Espumas Flutuantes, Vozes D’África e O Navio Negreiro.

Para marcar os 165 anos do nascimento do trovador baiano, a Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (DIMUS/IPAC), em parceria com a Prefeitura Municipal de Cabaceiras do Paraguaçu, preparou uma programação especial que inclui concurso de declamação de poesias, apresentações musicais e feira cultural.

A comemoração tem início no dia 10 de março, quando o Parque Histórico Castro Alves, espaço administrado pela DIMUS, promove a 11ª edição do Festival de Declamação de Poemas de Antônio de Castro Alves. No concurso, pessoas de diversas regiões do estado e de todas as idades entoam os versos do poeta baiano, levando sua obra ao grande público.

Os inscritos são analisados por um júri composto por técnicos da DIMUS, diretores de teatro, poetas e profissionais da área de literatura, que avaliam os seguintes critérios: interpretação, originalidade, criatividade e fidelidade ao texto declamado.

Os cinco primeiros colocados são contemplados com prêmios que variam entre R$ 500 e R$ 1.500 e se apresentam também no dia 14 de março, durante as comemorações do aniversário de Castro Alves.

Festejos de 14 de março – Programação

5h – Alvorada
8h – Missa festiva (Igreja São João Batista)
9h – Apresentação de grupo cultural e visitação à Feira de Cultura na Praça Castro Alves