Estão abertas as inscrições para a seleção do projeto da 18ª montagem do Núcleo de Teatro do Teatro Castro Alves (TCA.Núcleo). O Edital de Montagem de Espetáculo Teatral – TCA.Núcleo nº 01/2012, publicado no Diário Oficial do Estado de 21 de março, destina R$ 300 mil para a realização da proposta contemplada, que terá temporada na Sala do Coro do TCA e circulação por quatro municípios do estado.

A circulação, novidade do edital passado, realizou apresentações de sucesso do espetáculo ‘Outra Tempestade’, de Luis Alberto Alonso, nas cidades de Feira de Santana, Alagoinhas, Santo Amaro da Purificação e Ilhéus. O edital é promovido pela Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), unidade da Secretaria de Cultura do Estado (Secult).

As inscrições seguem até o dia 07 de maio e podem ser realizadas de segunda a sexta-feira, das 14 às 18h, no Núcleo de Produção do Teatro Castro Alves, Largo do Campo Grande, em Salvador, ou enviadas pelos Correios. O edital, seus anexos e instruções podem ser consultados no site Funceb e TCA.

Reestruturação 

Com o objetivo de incentivar montagens de excelência nas artes cênicas da Bahia, o Núcleo de Teatro do TCA vem passando, desde 2007, por uma reestruturação que ampliou seu campo de ação, abrangendo a inclusão do caráter formativo com as oficinas técnicas, o aumento do valor do investimento e a forma de gestão da produção.

As etapas são coordenadas pelo TCA, que inclui a seleção da proposta vencedora, realizada por meio de edital público. Este ano, mais uma vez o TCA.Núcleo será empreendido em caráter de coprodução entre o vencedor e o Teatro Castro Alves, o que facilitará a prestação de contas do projeto.

O espetáculo selecionado vai cumprir temporada de 20 apresentações na Sala do Coro do Teatro Castro Alves e posteriormente ficará em cartaz em pelo menos quatro municípios do interior do estado, pertencentes a diferentes Territórios de Identidade. A circulação da montagem é uma novidade desde a última edição do TCA.Núcleo.

O aporte financeiro do Edital de 2012 será o dobro em relação à edição de lançamento em 2007/2008, que foi de R$ 150 mil. A montagem do espetáculo conta com o apoio do Centro Técnico do Teatro Castro Alves, onde são desenvolvidas as oficinas técnicas e produzidos a cenografia, figurino e adereço das montagens. O TCA também disponibiliza sala de ensaio e sala para a produção desenvolver as atividades no período de montagem e temporada do espetáculo.

Pessoa jurídica 

O edital é aberto apenas para pessoas jurídicas da área de produção cultural, com sede na Bahia, constituídas há pelo menos dois anos e que tenham produzido, no mínimo, três espetáculos teatrais. A proponente deve se associar a um diretor teatral domiciliado na Bahia, que tenha dirigido ao menos três trabalhos, que assuma a conceituação e direção artística da peça.

O projeto deve também prever a participação de no mínimo cinco atores, que serão posteriormente selecionados por meio de audição pública. Os assistentes de direção serão escolhidos dentre os participantes de um workshop de direção a ser ministrado pelo diretor teatral do espetáculo.

Os assistentes de produção sairão de um workshop promovido pelo produtor responsável, e os assistentes de cenografia, figurino e iluminação serão selecionados em workshops específicos de suas áreas e comandados pelo cenógrafo, figurinista e iluminador da montagem.

Todos os membros da equipe – tanto os pré-definidos quanto os pós-selecionados – vão participar de uma oficina técnica a ser ministrada por um profissional reconhecido nacionalmente no campo das artes cênicas. Serão ainda realizados ensaios abertos e ações do “TCA.Observatório Virtual”, que permitem acompanhamento das atividades e interação com o público pela internet.

Edições anteriores 

Cinco espetáculos teatrais já foram montados pelos editais, desde 2007, alcançado um público superior a 12 mil pessoas em 151 apresentações. De lá pra cá, o TCA.Núcleo já realizou mais de 28 oficinas envolvendo 578 pessoas, trazendo a Salvador nomes de referência nacional nas artes cênicas, como os cenógrafos Gringo Cardia e Vera Hamburguer, o iluminador Guilherme Bonfanti e a figurinista Marjorie Gueller, entre outros. As audições públicas de elenco registraram 796 inscrições de atores e atrizes.

Em 2011 o programa contou com a montagem do espetáculo ‘Outra Tempestade’, com uma versão do clássico ‘A Tempestade’ de W. Shakespeare, e texto escrito pelas autoras Raquel Carrió e Flora Lauten (Cuba) e dirigido por Luis Alberto Alonso, e produção de Rafael Magalhães da Oco Teatro Laboratório.