O Museu de Arte da Bahia sediou, nesta quarta-feira (21), o lançamento do Projeto Conexões Ibram, que discute novas políticas, instrumentos de gestão e estratégias de financiamento para os museus do país. Na solenidade de abertura do evento, o presidente do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC), José do Nascimento Júnior, e o secretário de Cultura da Bahia, Antonio Albino Canelas Rubim, assinaram um termo de cooperação que tem como objeto a integração de competências e de recursos institucionais para o desenvolvimento de ações conjuntas e coordenadas que contribuam para o reconhecimento, o fortalecimento, a difusão, o fomento e o incentivo do setor museal na Bahia.

A mesa de abertura da cerimônia contou com a presença, além do secretário Estadual de Cultura e do presidente do Ibram, do coordenador de promoção e eventos da Secretaria Estadual de Assuntos para a Copa do Mundo (Secopa), Márcio Lima; do chefe de gabinete da Secretaria de Turismo da Bahia, João Carlos Oliveira; da chefe de gabinete do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), Lícia Maria França Cardoso, representando o diretor geral do Instituto; da diretora de museus do IPAC Maria Célia Teixeira de Moura Santos e da diretora do Museu de Arte da Bahia, Sylvia Athayde.

Maria Célia Teixeira Moura Santos foi a primeira a discursar e enfatizou a importância da iniciativa do Ibram de levar a discussão de suas políticas públicas para os estados: "A partir desse momento, começa a mudar a cara da museologia brasileira". Márcio Lima, da Secopa, e João Carlos Oliveira, da Secretaria de Turismo, ressaltaram que turismo e cultura devem andar juntos e que a Copa do Mundo de 2014 no Brasil só tem a contribuir para impulsionar políticas públicas voltadas para a preservação dos espaços de cultura no país.

Há estatísticas de que cada turista que vai assistir aos jogos de uma Copa leva consigo outros dois que não vão aos jogos. Por isso, de acordo com Nascimento Junior, as ações de fortalecimento e preservação dos museus têm tanta importância nesse momento e vão deixar um legado cultural para o Brasil.

A cerimônia terminou com a fala do secretário de Cultura da Bahia, Albino Rubim, que parabenizou o Ibram pela iniciativa do projeto e lembrou que mais importante do que as discussões feitas ao longo do evento serão os compromissos de trabalho por ela produzidos.

O evento Conexões Ibram na Bahia permanece até o dia 23 de março. Durante o período serão realizadas diversas exposições com temas vinculados à área museológica, além de reuniões com grupos de trabalho para a construção de agenda em comum.