Nesta quarta-feira (14) serão comemorados o aniversário de Castro Alves e o Dia Nacional da Poesia. Para marcar a data serão publicados e distribuídos gratuitamente mil livretos com um poema do autor, nas oito bibliotecas do estado, simultaneamente, às 10h. Depois de Vozes D’África, em 2009, O Navio Negreiro – Tragédia no Mar, em 2010, e Adeus, meu canto, em 2011, este ano será lançado o poema Pesadelo, originalmente publicado em 1863.

O lançamento do livreto com o poema Pesadelo faz parte de um conjunto de ações que vão marcar o dia 14 de março. A capa do livreto será da quadrinista baiana Naara Nascimento. Os eventos acontecem em Salvador e em Cabaceiras do Paraguaçu, região onde o poeta nasceu e há um memorial em sua homenagem, administrado pela Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac).

Para Mayrant Gallo, diretor do Livro e da Leitura da Fundação Pedro Calmon (FPC), unidade da Secretaria da Cultura do Estado (Secult), os livretos que vêm sendo publicados desde 2009, além de incentivarem a leitura, têm também a finalidade de perpetuar a memória do autor. “Para se ter uma ideia da importância dessa publicação, desde o início do ano venho recebendo ligações de professores de Salvador e de outras cidades querendo saber sobre o próximo lançamento”, relata Gallo.

Distribuição 

Os locais de distribuição são: Biblioteca Pública do Estado (Barris), Biblioteca Anísio Teixeira (Ladeira de São Bento), Biblioteca Infantil Monteiro Lobato (Nazaré), Biblioteca Thales de Azevedo (Costa Azul), Biblioteca Juracy Magalhães Junior (Rio Vermelho) e Biblioteca Juracy Magalhães Jr. (Itaparica), além da biblioteca móvel (Biblioteca de Extensão), que atua em praças e parques da cidade.