O Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do Estado (Codes) realiza nesta quarta-feira (28) uma reunião para criação da Câmara Temática de Desenvolvimento e Sustentabilidade. O encontro acontece no Hotel Fiesta, em Salvador, com a participação dos conselheiros representantes da sociedade civil e do Governo do Estado, entre eles, os secretários de Relações Institucionais, Cézar Lisboa, do Meio Ambiente, Eugênio Spengler, e do Planejamento, José Sergio Gabrielli.

A Câmara Temática de Desenvolvimento e Sustentabilidade é a primeira das 12 que vão ser instaladas no âmbito do Codes, como parte do programa Estratégia Bahia, coordenado pela Secretaria de Relações Institucionais (Serin) e que pretende contribuir para o planejamento do estado. A ação está alinhada com o Plano de Desenvolvimento Bahia 2023, elaborado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Planejamento (Seplan).

Este ano também devem ser criadas as câmaras de infraestrutura e logística, desenvolvimento e agricultura e formação profissional e tecnológica. Cada câmara vai ser composta por conselheiros do Codes, secretarias afins e convidados, que podem ser acadêmicos e pessoas de conhecimento notório no assunto. As câmaras terão funcionamento de um ano e meio, período no qual vão elaborar estudos e proposições de estratégias para cada um dos temas.

“O objetivo principal é discutir políticas estruturantes de longo prazo, já que no estado existem os conselhos setoriais, que discutem as políticas pontuais. Queremos pensar o desenvolvimento para o futuro. Contribuir com o plano Bahia 2023, que é do Estado para a sociedade, realizando uma discussão que vem no sentido inverso, da sociedade para o Estado”, explicou o coordenador-executivo do Codes, Edson Valadares.

Durante a abertura, o secretário de Relações Institucionais, Cézar Lisboa, falou do lançamento do Plano de Desenvolvimento da Costa das Baleias, “que traz um projeto inovador de desenvolvimento sustentável”. Ele também destacou a importância da primeira Câmara Temática do Codes e do Observatório da Equidade, projeto do conselho também vinculado à sustentabilidade, que é ancorado em três pilares: econômico, social e ambiental.

Rio+20

Entre as atribuições da Câmara Temática de Desenvolvimento e Sustentabilidade está a discussão com a sociedade de questões como o uso da água e a garantia do abastecimento, matriz energética do estado, urbanização e qualidade de vida nas cidades, educação ambiental e formação de consciência sustentável, além da elaboração da proposta baiana que será apresentada na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio + 20), em junho deste ano.

A Bahia terá um espaço na Rio+20 que vai possibilitar a discussão da sustentabilidade no estado. De acordo com o secretário do Planejamento, a câmara vai ajudar a unificar a posição do estado em relação ao tema. “Este é um momento importante para esta discussão, e a Bahia precisa estar preparada para se posicionar diante de um contexto em que as relações internacionais se alteram. Temos que tratar a situação da sustentabilidade planetária pensando na crise europeia e, ao mesmo tempo, pensar nos problemas do semiárido, que é um dos lugares que mais sofrem dentro desta temática e que concentram o maior contingente de pessoas vivendo na extrema pobreza”, disse Gabrielli.